Introdução
Demos uma olhada na P5S800-VM, placa-mãe da ASUS para processadores Intel de soquete LGA775, com vídeo on-board, baseada no chipset SiS661FX. Ela aceita processadores Celeron D e Pentium 4 que usem o soquete LGA775, mas ela é claramente uma placa-mãe mais voltada aos processadores Celeron D, pois não faz muito sentido investir num processador mais caro e colocá-lo em uma placa com tão poucos recursos como essa, e ainda com vídeo on-board.
A placa tem um visual "careta", como a maioria das placas ASUS, sem soquetes coloridos ou outros detalhes chamativos.
Figura 1: A ASUS P5S800-VM.
Em uma primeira olhada notamos dois pontos importantes. O primeiro é a presença de um slot AGP, que lhe permite colocar uma placa de vídeo "de verdade" nela, melhorando bastante o desempenho do micro em jogos 3D. Colocamos a P5S800-VM para funcionar com o seu vídeo on-board e depois com uma placa de vídeo "de verdade" e ela se comportou bem em ambos os casos.
O segundo detalhe importante (dessa vez, negativo) é denunciado pelos dois soquetes de memória pretos: a placa não oferece a opção de usar as memórias em modo dual channel (acesso de 128 bits às memórias), o que é uma pena, pois limita bastante o desempenho das memórias.
Figura 2: Visão geral da P5S800-VM.
Note que o chipset SiS661FX é resfriado por um pequeno dissipador passivo (isto é, sem ventoinha).
Figura 3: Slot AGP, chipset e soquete LGA775.
Respostas recomendadas