Introdução
A KN1 SLI Extreme é a placa-mãe topo de linha da ECS para processadores soquete 939 (Athlon 64, Athlon 64 FX, Athlon 64 X2 e Opteron) baseada no chipset NVIDIA nForce4 SLI. Esta é a primeira placa da ECS com suporte ao SLI que testamos. Confira como ela se saiu em nossos testes.
Figura 1: Placa-mãe ECS KN1 SLI Extreme Rev 1.0.
Seu visual segue o padrão de outras placas da série Extreme da ECS. Sua cor púrpura metálico chama bastante a atenção e a ECS resolveu eliminar praticamente toda a serigrafia da placa (aqueles pequenos códigos impressos na placa de circuito impresso), conferindo uma aparência limpa e até sofisticada para a placa.
Quanto ao seu layout nossas críticas vão para a posição das portas SATA adicionais, que podem ser obstruídas quando duas placas de vídeo são usadas e a necessidade de retirar a placa de vídeo principal toda vez em que você for manusear as memórias.
Do lado positivo, finalmente a ECS usou uma ventoinha mais silenciosa no dissipador do chipset.
Figura 2: Dissipador de calor ativo do chipset nForce4 SLI.
Como todas as placas da série Extreme da ECS, a KN1 SLI Extreme também possui alguns LEDs de alto brilho azuis, próximo ao slots PCI. Esses LEDs, chamados Doctor LED, indicam se os slots PCI estão funcionando adequadamente.
Outro recurso interessante é uma coifa com ventoinha instalada na parte de trás da placa que ajuda a resfriar os transistores do regulador de voltagem do processador e de quebra remove o ar quente daquela região. Para ficar perfeito só faltou a ECS instalar dissipadores sobre estes transistores para melhorar sua eficiência.
Figura 3: Coifa traseira que auxilia na ventilação.
Ativar o modo SLI da KN1 SLI Extreme é bem fácil. É só conectar outra placa compatível no segundo slot que o modo SLI estará ativado. É necessário ligar mais um cabo de alimentação extra na placa-mãe e recomendamos uma fonte de boa qualidade com pelo menos 450 watts reais.
Figura 4: Slots PCI Express.
Como você pode reparar na Figura 4, o espaço entre os dois slots x16 em relação a placas com SLI mais antigas é bem maior. Isso facilita a instalação de placas mais largas e também melhora a refrigeração do sistema.
A KN1 SLI Extreme conta com quadro soquetes DDR-DIMM, aceitando até 4 GB de memória DDR266/333/400. A ECS usou a cor azul para os soquetes 1 e 2 e amarela nos soquetes 3 e 4. Para utilizar o recurso DDR Dual Channel basta instalar os módulos nos soquetes de mesma cor que não há erro: você estará usando o esquema DDR Dual Channel.
Respostas recomendadas