Introdução
A 5NVA+ SLI é a placa-mãe topo de linha da EPoX para processadores Intel soquete LGA775 (Pentium 4 série 5xx, 6xx, Pentium D, Pentium Extreme Edition e Celeron D) com barramento externo de 533, 800 e 1066 MHz. Ela é baseada no chipset nForce4 SLI Intel Edition da NVIDIA, que permite o uso de duas placas de vídeo PCI Express simultaneamente, teoricamente dobrando o desempenho 3D do sistema.
Figura 1: Placa-mãe EPoX 5NVA+ SLI.
O visual da 5NVA+ SLI é bem discreto e segue o padrão de outras placas da EPoX. A placa tem a cor verde, os soquetes de memória são vermelhos e pretos, diferenciando os canais da memória, e os conectores das portas IDE são amarelos.
O chipset nForce4 SLI Intel Edition é resfriado por um grande dissipador de calor ativo (isto é, com ventoinha) dourado. A ventoinha deste dissipador é instalada lateralmente no dissipador, ajudando a retirar o ar quente ao redor do processador.
Figura 2: Dissipador de calor ativo do chipset nForce4 SLI Intel Edition.
A placa conta também com um dissipador de calor passivo (isto é, sem ventoinha) que resfria a ponte sul MCP04.
Além do tradicional display de diagnósticos POST (ver Figura 6), a 5NVA+ SLI também conta com os recursos Pulse-XT e LEDION. O primeiro consiste em um conjunto de oito LEDs que piscam indicando a atividade da memória, recurso similar ao utilizado pela Corsair em seus módulos de memória topo de linha. Já o LEDION é um conjunto de 3 LEDs azuis que monitoram a tensão fornecida ao processador, memórias e placa de vídeo.
O funcionamento é simples. Cada LED fica próximo ao local monitorado, ou seja, existe um LED próximo ao soquete do processador, um próximo aos soquetes das memórias e outro próximo ao slot PCI Express x16. Assim, se a placa não funcionar é só verificar se estes LEDs estão acesos e, caso algum deles esteja apagado, é sinal de que existem problemas de alimentação em um desses pontos.
Figura 3: Pulse-XT e LEDION em ação.
Respostas recomendadas