Introdução
A GA-7VAXP-A Ultra é a versão revisada da GA-7VAXP Ultra da Gigabyte, utilizando o mais recente chipset da VIA, o KT400A. A diferença do chipset KT400A para o KT400 é a estabilidade no acesso a memórias DDR400/PC3200. Fora isso, a GA-7VAXP-A Ultra é idêntica à GA-7VAXP Ultra: aceita memórias DDR400/PC3200, barramento AGP 8x e duas portas Serial ATA (controladas pelo chip Silicon Image SiI3112A), entre outros recursos que falaremos mais adiante.
Há uma outra diferença em relação aos acessórios que acompanham essa placa. A Gigabyte GA-7VAXP Ultra vem com um adaptador para colocar as portas Serial ATA do lado de fora do micro, adaptador que não vem na GA-7VAXP-A Ultra.
Figura 1: Placa-mãe Gigabyte GA-7VAXP-A Ultra.
Além das portas Serial ATA, essa placa-mãe tem duas portas IDE ATA-133 RAID (controladas pelo chip Promise PDC20276) e três portas FireWire (controladas pelo chip VIA VT6306), além das seis portas USB 2.0 do chipset KT400A.
Como ocorre em todas as placas-mães da Gigabyte, essa placa-mãe tem dois BIOS, um principal e um de backup. Assim, de algo de errado acontecer durante um upgrade de BIOS ou caso um vírus como o Chernobyl apague o BIOS do micro, basta recuperar o BIOS usando o BIOS de backup.
Outra característica que consideramos ser um grande avanço para os técnicos nós já havíamos visto nos testes da Gigabyte GA-8GE667 Pro: a Gigabyte coloriu os pinos a serem ligados no painel frontal do gabinete, facilitando a identificação das conexões.
Todas essas características nós conseguimos ver na Figura 2: acima à direita, o chip da Promise; no centro, a pontel sul VT8235 do chipset KT400A; no meio, à direita, o chip Silicon Image Sil 3112A; logo abaixo dele, as duas portas Serial ATA; no centro, ao lado das portas Serial ATA, vemos os dois BIOS; do lado esquerdo dos BIOS, o chip VIA VT6306; e no canto inferior esquerdo, os plugues coloridos do painel frontal do gabinete.
Figura 2: Detalhe da placa-mãe Gigabyte GA-7VAXP-A Ultra.
A GA-7VAXP-A Ultra tem também som on-board de seis canais, gerado pelo excelente codec Realtek ALC650. Essa placa tem saídas SPDIF óptica e coaxial (clique aqui caso você não saiba o que é isso), e o plugue adaptador nós vemos na Figura 3. Esse adaptador traz ainda saídas independentes para os canais traseiros, central e subwoofer. Em placas-mães que não têm esse recurso, essas saídas são compartilhadas com as entradas line in e mic in.
Figura 3: Adaptador do som on-board.
Essa placa tem também rede on-board, controlada pelo onipresente chip Realtek RTL8100.
O CD da placa-mãe vem com vários programas da Symantec: Norton AntiVirus, Norton Personal Firewall, Norton Privacy Control, Norton Parental Control, Ad Blocking, entre outros, além dos utilitários da placa-mãe. Só esse CD já vale parte do preço que você paga por essa placa.
Antes de irmos aos testes, vamos dar uma recapitulada em todos os recursos que essa placa-mãe possui.
Respostas recomendadas