Introdução
A Matsonic MS8308E é a primeira placa-mãe da Matsonic que testamos. Ela é parecidíssima com a M810 da PCChips e que já testamos: uma placa-mãe soquete A com chipset SiS 730 com "tudo" on-board (vídeo, áudio, modem e rede). Tanto que o desempenho dessas duas placas-mães foi bem parecido.
Apesar de ter vídeo on-board, a Matsonic MS8308E possui um slot AGP, permitindo que o vídeo on-board possa ser desabilitado para a instalação de uma placa de vídeo de melhor qualidade. Infelizmente não conseguimos colocar para funcionar nossa placa de vídeo TNT2 nessa placa-mãe nem com reza braba. Esse tipo de problema está sendo encontrado também por várias pessoas que tentam instalar essa placa de vídeo com placas-mães com chipset SiS 730.
O setup da placa é super simples (AMI Simple Setup), não possuindo o menu Advanced Chipset Setup comumente encontrado nos setups da maioria das placas-mães do mercado.
Fizemos uma série de testes com essa placa-mãe, de modo a mostrar quais são as melhores configurações possíveis para ela. É importantíssimo você seguir as nossas orientações se você tem, pretende ter ou monta micros usando essa placa, pois se você usar as configurações padrão dessa placa-mãe o desempenho obtido pelo micro será ainda mais baixo.
Quanto ao overclock, ela não possui qualquer configuração para o aumento do clock externo do processador. Portanto, a única forma de fazer overclock com essa placa-mãe é alterando os micro-jumpers dos processadores Athlon e Duron (veja nossa série de dicas sobre o assunto) ou então conseguindo um software que consiga alterar a configuração do gerador de clock ICS 9248AF-136 usado por essa placa.
Respostas recomendadas
Não há comentários para mostrar.