Introdução
A K8N Diamond Plus é a mais nova integrante da série topo de linha Diamond da MSI, baseada no chipset NVIDIA nForce4 SLI X16 e suportando todos os processadores para soquete 939 lançados até agora (Athlon 64, Athlon 64 FX, Athlon 64 X2 e Opteron), além do seu excelente sistema de som com pré-amplificador à válvula. Neste teste nós vamos analisar em profundidade este mais novo lançamento da MSI.
A principal diferença do chipset nForce4 SLI X16 para o nForce4 SLI é a largura de banda dos slots x16. No nForce4 SLI quando se ativa o modo SLI cada slot x16 trabalha com banda de x8 (2 GB/s), ou seja, cada placa de vídeo PCI Express terá a sua disposição apenas metade da largura de banda original. Teoricamente isso pode limitar o desempenho de placas de vídeo mais potentes.
Já no nForce4 SLI X16 quando ativamos o modo SLI os dois slots trabalham com largura de banda x16, eliminando esse problema.
Na prática apenas placas de vídeo muito potentes (GeForce 7800 e superiores) trabalhando em altas resoluções e na máxima qualidade de imagem irão se beneficiar da maior largura de banda disponível no nForce4 SLI X16.
Figura 1: Diagrama do chipset nforce4 SLI X16.
Como você pode notar na Figura 1, o nForce4 Sli X16 agora é formado por dois chips: a ponte norte C51D e a ponte sul CK804. A ligação entre eles é feita através de um barramento HyperTransport, ou seja, em placas-mães soquete 939 baseadas no nForce 4 SLI X16 há dois barramentos HyperTransport, um entre o processador e a ponte norte e outro entre a ponte norte e a ponte sul. Como você verá na em nossos testes de overclock com a K8N Diamond Plus, a existência destes dois barramentos vai exigir mais cuidado na hora de fazer overclock.
A K8N Diamond Plus vem em uma super embalagem com revestimento metalizado com efeito holográfico, possuindo tampa presa por velcro que, quando aberta, mostra as características da placa.
Figura 2: Caixa da K8N Diamond Plus.
Figura 3: Placa-mãe K8N Diamond Plus V1.0.
Seu visual é bem sofisticado e segue a tendência que todos os fabricantes adotam para suas placas-mães topo de linha. Usando uma placa de circuito impressa preta, o maior destaque da K8N Diamond Plus é o conjunto de dissipadores das pontes norte e sul, que utiliza a tecnologia heat-pipe (tubo de calor) de transferência de temperatura.
Figura 4: Conjunto de dissipadores de calor com tecnologia heat-pipe.
Esse conjunto é formado por um pequeno dissipador feito de cobre e alumínio responsável por retirar o calor da ponte sul CK804 e transferi-lo através de um heat-pipe até o dissipador maior, localizado em cima da ponte norte C51D, que é feito totalmente em cobre e que possui uma ventoinha para aumentar sua eficiência.
Figura 5: Detalhe do dissipador sobre a ponte norte C51D.
A posição da ventoinha, além de ajudar a retirar o ar quente da área do processador também ajuda a refrigerar a parte de trás da placa de vídeo.
A única crítica ao layout da K8N é que esse dissipador fica muito próximo do processador o que pode atrapalhar a instalação de coolers maiores.
A qualidade de construção da placa é muito boa, mas sentimos falta dos dissipadores de calor sobre os transistores do regulador de voltagem do processador. Uma placa deste nível merecia dissipadores nesta área. Mancada da MSI neste aspecto.
Respostas recomendadas