Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-mãe MSI Z68A-GD80 (B3)


     45.873 visualizações    Placas-mãe    3 comentários
Placa-mãe MSI Z68A-GD80 (B3)

Introdução

Até o momento a MSI lançou apenas duas placas-mãe baseadas no novo chipset Intel Z68, um modelo simples (Z68MA-ED55, microATX, US$ 160, nos EUA) e um modelo topo de linha (Z68A-GD80, US$ 240, nos EUA). Vamos dar uma olhada no modelo MSI Z68A-GD80 (B3).

O chipset Intel Z68 é basicamente um P67 com dois novos recursos. Primeiro, a tecnologia Intel Smart Response (SRT), que permite ao usuário acelerar o desempenho de disco usando uma unidade SSD como cache de um disco rígido convencional (isto é, mecânico). Esta tecnologia armazena na unidade SSD os programas e arquivos mais acessados pelo o usuário.

A segunda tecnologia incluída no Intel Z68 foi uma conexão de vídeo entre o processador e o chipset, chamada FDI (Flexible Display Interface ou Interface de Vídeo Flexível). Esta conexão estava disponível no chipset H67 e similares, mas não no P67. Os processadores soquete LGA1155 têm um chip gráfico integrado, mas o P67 não permite que ele seja utilizado por ser um chipset voltado para os usuários que utilizarão uma placa de vídeo “de verdade” em vez do vídeo “on-board”. Com o Z68, o uso do chip gráfico integrado é possível se o fabricante da placa-mãe incluir os conectores na placa. Desta forma a Intel não lançará um chipset “H68”.

A principal razão para esta mudança foi que a Intel licenciou um software da Lucidlogix chamado Virtu, que permite ao computador chavear dinamicamente entre placas de vídeo dependendo do que usuário estiver fazendo no computador. Em um cenário típico, este software fará com que o micro utilize o motor gráfico integrado no processador quando o usuário não estiver rodando jogos, desligando completamente a placa de vídeo, que será religada quando o usuário executar um jogo pesado, situação em que o vídeo integrado será desligado. Desligar a placa de vídeo quando o usuário não estiver rodando jogos faz com que o micro economize energia. Para que este recurso esteja disponível em uma placa-mãe Z68 o fabricante da placa deverá ter licenciado o software Virtu.

Ambos os modelos oferecidos pela MSI suportam o Virtu, o que é excelente.

"MSI
Figura 1: Placa-mãe MSI Z68A-GD80 (B3)


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Seria ótimo se o Clube do Hardware fizesse um teste de consumo com o uso do VIRTU.

Acho muito interessante a ideia do VIRTU(A Nvidia tem algo similar mas não pra desktop eu acho), se você por a mão na saída de ar da placa de video(exemplo GTX460) durante o Windows, notará o ar quente... lembre-se que para termos calor temos que ter energia e energia é dinheiro! ^_^

Queria ver o SRT também na pratica!:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ela tem algumas vantagens em relação a Gigabyte Z68X, no entanto ainda não é perfeita, pois apresenta problemas.

Gabriel, o que você quis dizer com "áudio de qualidade decente" ?

Espero que você teste a Asus P8Z68-V PRO pra podermos fazer uma comparação definitiva a respeito dessas placas.

:cool: Mais uma placa-mãe legal conhecida de perto. Parabéns!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria de obter mais informações sobre o “OC Genie”.

A Z68A-GD80 vem com um botão chamado “OC Genie”, que ao ser pressionado testará e encontrará as configurações de overclock recomendadas para o computador, permitindo a você fazer overclock do seu micro sem ter de mudar manualmente opções complicadas.

O que de fato este recurso avalia?

Capacidade da fonte, memoria etc?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!