Introdução
A VIA, um dos principais fabricantes de chipset do mercado, desenvolveu há algum tempo um novo padrão de placas-mães, chamado ITX (clique aqui para ler artigo sobre as placas-mães ITX), que é um padrão de placas-mães ultra-compacto, para aplicações onde seja necessário o uso de um PC com dimensões reduzidas.
Ano passado, a VIA apresentou a sua plataforma EPIA, que é uma placa-mãe ITX fabricada pela VIA com chipset VIA (naturalmente) e com um processador C3 (que também é fabricado pela VIA) soldado diretamente sobre a placa-mãe.
Com isso, a plataforma EPIA é uma placa-mãe ultra compacta para aplicações onde o tamanho reduzido seja indispensável, medindo apenas 17 x 17 cm.
Antes mesmo de testarmos o desempenho dessa plataforma, podemos dizer, de cara, que o seu desempenho não é alto, visto que todos os nossos testes com o processador C3 mostraram que esse processador é de baixo desempenho.
A plataforma EPIA, no entanto, é destinada a aplicações onde o desempenho não seja um ponto principal, e há várias aplicações onde isso é verdade.
No momento da publicação deste teste, existiam três plataformas EPIA no mercado: EPIA, EPIA-M e EPIA-V. Esse nosso teste é o da placa-mãe EPIA-V usando um processador C3 de 800 MHz (133 MHz externamente). Note que essa placa-mãe pode ser vendida com processadores de outros clocks. Entretanto, como o processador é soldado diretamente sobre a placa-mãe, não existe a possibilidade de upgrade de processador. Nós também testamos a placa-mãe EPIA-M usando um processador C3 de 933 MHz.
A diferença entre os modelos testados está no chipset (VIA VT8601A no EPIA-V e VIA CLE266 no EPIA-M), na quantidade e tipo de soquetes de memória (2x DIMM SDRAM no EPIA-V e 1x DDR-DIMM DDR-SDRAM no EPIA-M), na quantidade de portas IDE (1 no EPIA-V e 2 no EPIA-M) e na existência de duas portas FireWire na EPIA-M.
Na Figura 1 você confere a placa-mãe EPIA-V. Repare o seu tamanho reduzido e a existência de somente um slot PCI e somente uma porta IDE. Ela tem dois soquetes de memória DIMM, vídeo on-board, áudio on-board e rede on-board. Enfim, é um PC básico completo em uma placa-mãe super compacta.
Figura 1: Placa-mãe VIA EPIA-V.
Na Figura 2 você repara o processador C3 usado por essa placa-mãe. A grande vantagem desse processador é que ele consume pouca energia. Com isso, dissipa pouco calor e a fonte de alimentação pode ser pequena, facilitando a construção de um PC ultra compacto.
Figura 2: Processador VIA C3 de 800 MHz.
O chipset usado por essa placa-mãe é o VIA VT8601A, mais conhecido como Apollo PLE133A ou ainda ProMedia, que tem vídeo Trident Blade integrado.
Figura 3: Chipset VIA VT8601A, usado na EPIA-V.
Antes de irmos aos nossos testes da EPIA-V, vamos dar uma recapitulada em suas principais características.
Respostas recomendadas
Não há comentários para mostrar.