Introdução
O Celeron é o processador mais simples da Intel, voltado para o mercado de iniciantes e de pessoas que não necessitam de muito poder de processamento. Esse processador passou por várias gerações e atualmente utiliza o mesmo núcleo e formato do processador Pentium 4. Ou seja, ele utiliza o mesmo tipo de placa-mãe desenvolvida para o Pentium 4 (soquete 478).
Apesar de visualmente o Celeron ser praticamente igual ao Pentium 4, há duas diferenças importantes entre esses dois processadores. Primeiro, o clock externo que o Celeron usa é de 100 MHz, enquanto que o Pentium 4 atualmente utiliza um clock externo de 133 MHz. A segunda diferença é em relação ao tamanho do cache de memória L2. Essa memória, que agiliza o acesso à memória RAM, é de 128 KB no Celeron, enquanto que o Pentium 4 atualmente possui 512 KB dessa memória.
Dessa forma, podemos dizer que o Celeron é uma versão mais lenta (e mais barata) do Pentium 4.
A Intel nos enviou para testes o mais novo modelo de Celeron, de 2,4 GHz e estávamos curiosos para saber a diferença de desempenho do Celeron para o Pentium 4 e também para o Athlon XP, da AMD. Para isso, comparamos o desempenho do Celeron de 2,4 GHz com o Pentium 4 de 2,4 GHz e com o Athlon XP 2400+ (que roda internamente a 2 GHz).
Em princípio, o verdadeiro concorrente do Celeron é o Duron, porém a AMD não lançou nenhum modelo de Duron acima de 1,3 GHz. Por isso, tivemos de comparar o desempenho do Celeron com o do Athlon XP.
Esses nossos testes servem também para comparamos o desempenho do Pentium 4 de 2,4 GHz com o do Athlon XP 2400+. Lembramos que apesar da nomenclatura, o Athlon XP 2400+ não roda a 2,4 GHz, mas sim a 2 GHz. Segundo a AMD, esse processador possui desempenho similar ao do Pentium 4 2,4 GHz, apesar do clock mais baixo. Veremos se isso é verdade em nossos testes.
Respostas recomendadas