

Conclusões
Recentemente, quando fizemos um teste semelhante com o Ryzen 9 3900X, verificamos que a maioria dos programas que fazem uso intensivo do processador, como renderização de vídeo e imagem, não mostravam aumento de desempenho com memórias mais rápidas, enquanto em quase todos os testes com jogos houve um sensível aumento de desempenho.
No Core i9-9900K, que é o processador mais topo de linha da plataforma principal da Intel, o resultado não foi muito diferente. Em quase todos os programas (o WinRAR foi a exceção), o desempenho não mudou com o clock da memória. Isso acontece, provavelmente, porque estes programas utilizam pesadamente os circuitos lógicos e matemáticos do processador, que acabam sendo o "gargalo" de desempenho, enquanto a largura de banda no acesso à memória não está sendo utilizada totalmente.
Já na maioria dos jogos, o desempenho aumentou quando a memória estava configurada para clocks mais altos. Isto indica que o acesso à memória é um dos processos críticos neste tipo de aplicação. Ficou claro também que o ganho existente entre memórias a 2.133 MHz, 2.400 MHz e 2.666 MHz é bem mais expressivo do que o ganho entre memórias a 2.933 MHz, 3.200 MHz e 3.600 MHz.
Note que nossos resultados são específicos para o processador Core i9-9900K. É possível fazer uma extrapolação e assumir que ganhos similares podem ser obtidos em outros modelos de processadores Intel, porém não é possível afirmar que o uso de memórias mais rápidas aumentará tanto o desempenho de outros modelos de processadores, principalmente modelos de entrada.
Se você está montando um computador baseado no processador Core i9-9900K e está escolhendo que memórias vai usar, nossa primeira dica é que você deve evitar a todo custo utilizar memórias DDR4-2133, e se possível também evitar DDR4-2400, comprando memórias DDR4-2666 ou mais rápidas.
A escolha entre modelos específicos vai depender principalmente do preço. Se você tiver um orçamento folgado, compre memórias DDR4-3200 ou até mais rápidas. Já se o seu orçamento for um pouco mais apertado, verifique qual memória oferecerá a melhor relação custo-benefício.
Para finalizar, uma dica importante: caso você tenha comprado uma memória mais rápida do que um modelo básico, é necessário entrar no setup da placa-mãe e configurar a opção para utilizar o perfil XMP das memórias, para que elas efetivamente trabalhem em sua velocidade máxima. Não adianta nada se você comprar e instalar memórias de 3.200 MHz ou mais rápidas e não fizer este ajuste: suas memórias trabalharão provavelmente a 2.400 MHz (ou 2.133 MHz) e você terá jogado dinheiro fora, além de estar perdendo desempenho. Após configurar, utilize um programa como o CPU-Z para verificar se a memória está efetivamente trabalhando no seu clock certo. E lembre-se que o CPU-Z informa o clock físico da memória, que é metade do seu clock efetivo. Assim, se ele indicar que a memória está a 1.333 MHz, significa que ela está efetivamente a 2.666 MHz.
Respostas recomendadas