Introdução
O Athlon XP 3000+ é o processador mais recente (e, teoricamente, mais rápido) da AMD para PCs atualmente. A AMD nos enviou um exemplar do Athlon XP 3000+ para testes e testamos esse processador para ver se ele realmente é o processador mais rápido da AMD e se realmente a sua nomenclatura PR reflete a realidade.
Antes de tudo, temos de deixar claro que o Athlon XP 3000+ é um processador internamente diferente dos demais processadores Athlon XP. Ele utiliza um núcleo chamado Barton, onde a grande diferença para o núcleo usado pelo Athlon XP 2800+ (núcleo Thoroughbred) é a quantidade de memória cache L2. Enquanto até o Athlon XP 2800+ havia 256 KB de memória cache L2, a partir do Athlon XP 3000+ o processador passa a ter 512 KB de memória cache, o dobro. Essa diferença promete um grande aumento no desempenho do processador. Seu barramento externo (clock externo) é de 166 MHz, similarmente ao que ocorre com o Athlon XP 2700+ e com o Athlon XP 2800+ (como transfere dois dados por pulso de clock, o clock externo desse processador também é dito como sendo de 333 MHz, embora fisicamente falando isso não seja verdade).
Como o tamanho do cache de memória foi dobrado, a pastilha de silício do processador é fisicamente maior, como você confere comparando as Figuras 1 e 2.
Figura 1: Athlon XP com núcleo Thoroughbred. Repare o tamanho da pastilha.
Figura 2: Athlon XP 3000+, núcleo Barton. Veja como a pastilha é maior.
Respostas recomendadas