Introdução
A Radeon 9200 é hoje um dos chips gráfico mais simples da ATI. Nosso teste é com a placa da Gigabyte usando este chip, com 64 MB de memória DDR. O dissipador de calor do chip de vídeo é passivo, isto é, não tem uma ventoinha, da mesma forma que ocorre com placas de vídeo baseadas na GeForce FX 5200. Aliás, ao que tudo indica, o chip Radeon 9200 é o principal concorrente do GeForce FX 5200.
Vale ressaltar que o modelo que testamos é o GV-R9264D, com apenas 64 MB de memória DDR. Vários modelos de Radeon 9200 no mercado têm 128 MB de memória, inclusive outros modelos da própria Gigabyte.
Figura 1: Placa de vídeo Radeon 9200 da Gigabyte.
Essa placa tem três conectores: VGA padrão, S-Video e DVI (para monitores de cristal líquido). Você pode instalar um adaptador (que vem com a placa) na saída DVI que permite que a saída DVI seja transformada em uma saída VGA padrão. Com isso, essa placa de vídeo tem saída para dois monitores de vídeo. Ou seja, com ela você pode usar dois monitores ao mesmo tempo, como se tivesse duas placas de vídeo no micro, permitindo inclusive o uso de uma única área de trabalho nos dois monitores (clique aqui para ler mais sobre esse recurso). Ela tem um único conector S-Video, com saída de vídeo, permitindo a ligação da placa de vídeo a uma TV ou videocassete. Ela vem com adaptador que transforma a saída S-Video em RCA (video composto) e também vem com um cabo S-Video e um cabo RCA.
Figura 2: Cabos que acompanham a Radeon 9200 da Gigabyte.
A Radeon 9200 da Gigabyte vem com 64 MB de memória DDR de 4 ns da Hynix, que suporta uma freqüência de operação máxima de 250 MHz (500 MHz DDR), prometendo um bom nível de overclock para quem curte este recurso.
Figura 3: Memória usada na Radeon 9200 da Gigabyte.
A placa vem com um jogo completo, o Serious Sam: The First Encounter, e o programa PowerDVD XP versão 4.0.
Respostas recomendadas
Não há comentários para mostrar.