Introdução
Essa é a primeira placa de vídeo da PCChips que testamos, que usa o chip Xabre 400. Esse chip, que é fabricado pela SiS, promete ser um chip barato e de bom desempenho. Nós recebemos inclusive da SiS uma placa de vídeo de referência para esse chipset. Essa placa de referência é usada pelos fabricantes para desenvolverem os seus próprios modelos e para publicações da área (como a nossa) terem uma prévia de como será o desempenho de placas fabricadas usando aquele chip. Temos visto que não há muita diferença de desempenho entre duas placas de vídeo de fabricantes diferentes que usam o mesmo processador de vídeo.
O modelo da PCChips nos surpreendeu muito, pois conseguiu ser muito mais rápido do que a placa de referência da SiS e também que outra placa com o chip Xabre 400 que testamos, a Blade Moster da Apollo Graphics. Em muitos testes a AG400 obteve desempenho similar a de placas usando o chip GeForce 4 MX 460 ou mesmo maior. Com um detalhe: com um preço sugerido de apenas US$ 89,99 nos EUA (placas GeForce 4 MX 460 custam, em média, US$ 128,50, nos EUA). É por esse motivo que estamos recomendamos essa placa de vídeo, sendo o primeiro produto da PCChips que testamos digno de recomendação.
Dois pontos são importantes de serem notados. Primeiro, os chips Xabre passam para o processador da máquina a execução de etapas da renderização que em outros chips é o próprio processador de vídeo que executa. Com isso, o processador da máquina influencia diretamente o desempenho 3D do micro quando usamos essa placa. Segundo, o Xabre 400 suporta o barramento AGP 8x e em nossos testes usamos uma placa-mãe com barramento AGP 8x. Assim, se você não tiver uma máquina com um processador não tão rápido nem com barramento AGP 8x, pode ser que você não consiga obter um desempenho tão alto quanto obtivemos em nossos testes.
Mas vamos falar da placa em si. É importante que você saiba que poderá encontrar ela sendo vendida como sendo da ECS, pois a ECS e a PCChips são do mesmo grupo. Como na caixa não diz a marca, tiramos uma foto da caixa para você não ter dúvida de que placa estamos falando.
Figura 1: Caixa da placa de vídeo PCChips AG400.
Figura 2: Placa de vídeo PCChips AG400.
A placa tem 64 MB de memória DDR de 4 ns da marca EtronTech, como vemos na Figura 3.
Figura 3: Detalhe de um dos circuitos de memória da PCChips AG400.
Ela tem saída de vídeo, tanto vídeo composto quanto S-Video, e também saída para óculos 3D. Assim, você pode ligar essa placa a uma TV ou videocassete.
Figura 4: Conectores da placa de vídeo PCChips AG400.
Essa placa de vídeo não vem com nada a mais. Nenhum jogo, nenhum programa. Como o objetivo da PCChips é sempre fazer as placas mais baratas do mercado, a ausência de programas torna isso possível, já que eles não precisarão pagar o licenciamento de softwares, barateando o preço da placa.
Respostas recomendadas
Não há comentários para mostrar.