

PowerColor Radeon X1950 Pro Extreme
Na Figura 4 você pode ver o Accelero X2 da Arctic Cooling removido da placa de vídeo. A base deste cooler é feita de cobre e ele tem três heat-pipes de cobre. Nós já escrevemos um arquivo sobre este equipamento e portanto não iremos repetir aqui tudo o que já dissemos em outro artigo. É muito interessante notar que a PowerColor é o terceiro parceiro da ATI a usar um cooler da Arctic Cooling (a HIS e a Sapphire são os outros dois), entretanto a PowerColor escolheu o cooler mais topo de linha fornecido pela Arctic Cooling.
Figura 4: Accelero X2 da Arctic Cooling.
Figura 5: Placa de video sem o cooler.
Esta placa de vídeo usa oito chips de memória GDDR3 de 256 Mbits e 1,4 ns da Samsung (K4J55323QG-BC14), como você pode ver na Figura 6, totalizando seus 256 MB de memória de vídeo. Esses chips podem trabalhar a no máximo 1,4 GHz (700 MHz x 2). Como nesta placa de vídeo as memórias já trabalham a 1,39 GHz, não existe margem para overclock da memória dentro de suas especificações originais. Claro que você pode tentar configurar as memórias com um clock maior do que o especificado originalmente, em especial porque esta placa de vídeo utiliza uma solução de refrigeração muito boa.
Figura 6: Chips de memória GDDR3 de 256 Mbits e 1,4 ns da Samsung.
Na Figura 7 você pode ver o chip da Radeon 1950 Pro (codinome RV570).
Figura 7: Chip Radeon 1950 Pro (RV570).
O modelo que testamos tinha função de captura de vídeo (VIVO) controlada pelo chip ATI Rage Theater, e todos os cabos e software necessários para esta função acompanham a placa. Esta placa veio com os seguintes cabos e adaptadores: um adaptador DVI-para-VGA, um adaptador de alimentação para ser usado caso sua fonte de alimentação não tenha um conector de alimentação auxiliar PCI Express, um adaptador para saída de vídeo componente, um adaptador VIVO, um cabo S-Video e um cabo de vídeo composto.
Figura 8: Cabos e adaptadores que acompanham esta placa de vídeo.
Respostas recomendadas