

Placa de Referência para o Volari 8300 da XGI
Nas Figuras 2 e 3 você pode ver a placa de referência para o Volari 8300 da XGI. Como você pode notar, esta placa de vídeo usa dissipador de calor ativo (isto é, com ventoinha).
Figura 2: Volari 8300 da XGI.
Figura 3: Volari 8300 da XGI visto de trás.
Nós removemos o dissipador de calor da placa de vídeo para dar uma olhada no chip de memória, e como você pode ver na Figura 4, esta placa usa dois chips de memória de 512 Mbits.
Figura 4: A placa testada sem seu dissipador de calor.
Esta placa de vídeo usa dois chips de memória DDR de 512 Mbits e 2.8 ns da Hynix (HHY5DS113222FM-28), totalizando seus 128 MB de memória de vídeo (512 Mbits x 2 = 128 MB). Estes chips podem rodar a até 700 MHz. Como esta placa de vídeo acessa a memória a 600 MHz, há 17% de espaço para um overclock de memória dentro das especificações do fabricante. O problema, entretanto, é encontrar uma ferramenta de overclock para ela, já que o programa PowerStrip ainda não reconhece este chip e o driver de vídeo não possui nenhuma opção de overclock.
Figura 5: Chip de memória DDR de 2.8 ns DDR usado pela Volari 8300 da XGI.
Respostas recomendadas