

O Painel AirForce
Você pode ver o painel para overclock AirForce nas fotos abaixo. Ele pode ser instalado tanto em uma baia de 5,25” do seu gabinete quanto sobre a mesa, como mostrado nas Figuras 13 e 14. O painel é instalado na placa-mãe através de uma porta USB. O painel vem com dois tipos de cabos: um cabo para instalar o painel em um conector USB interno, caso você o use no gabinete, ou um cabo para instalar o painel a uma porta USB externa, caso você o use sobre a mesa. Após a instalação do painel você precisará instalar um programa da MSI chamado Lightning para que ele funcione.
A instalação é fácil, o problema é que o cabo para a instalação do painel quando usado sobre a mesa é muito curto. Medindo apenas 90 cm é impossível para você instalar o painel sobre a mesa de trabalho. A MSI deveria ter incluído um cabo com pelo menos 1,80 m.
Figura 11: Painel AirForce.
O painel tem uma série de LEDs que indicam o atual nível de overclock. Existem botões rotulados como “+” e “-“ para você aumentar ou diminuir cada parâmetro, que inclui a tensão do chip gráfico (núcleo), a tensão da memória, o clock do chip gráfico (núcleo), os clocks das unidades de processamento (shader) e da memória, respectivamente. Os botões da tensão também modificam o brilho e o contraste da tela, após você pressionar o botão “Theater”.
O AirForce vem com três configurações: “Jogos” ou “Game”, que é a configuração padrão da placa e que faz com que ela trabalhe com as especificações já publicadas (655 MHz para o chip gráfico, 1.404 MHz para as unidades de processamento e 1 GHz para a memória). A configuração “Escritório” ou “Office” faz com que os clocks da placa sejam menores, 350 MHz para o chip gráfico, 700 MHz para as unidades de processamento e 600 MHz para a memória. Já a configuração “Economia de Energia” ou “Power Saving” coloca o chip gráfico para trabalhar a 300 MHz, as unidades de processamento passam a trabalhar a 600 MHz e a memória é acessada a 100 MHz. Em teoria esses dois últimos modos permitem a você economizar energia. Nós verificaremos isto durante os testes.
Figura 12: Botões e LEDs presentes no painel AirForce.
Figura 13: Painel AirForce instalado sobre a mesa.
Figura 14: Painel AirForce em ação.
O botão “Lightning” no painel carrega o aplicativo Lightning da MSI e mostra os clocks atuais da placa de vídeo. Esta tela é mostrada por apenas três segundos, mas a versão mais recente do aplicativo disponível no site da MSI corrige este problema.
Figura 15: Aplicação Lightning.
Os botões, no entanto, não funcionam bem. Você tem que pressioná-los com bastante força várias vezes até que o comando seja entendido. Provavelmente é problema no tipo de botões usados pela MSI. Isto poderia ser facilmente resolvido se fossem usado botões convencionais em vês de botões de “toque”.
Respostas recomendadas