Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste das Placas de Vídeo Turbinadas


     62.096 visualizações    Vídeo    0 comentários
Teste das Placas de Vídeo Turbinadas

Como uma placa de vídeo pode ser mais rápida do que outra?

Você provavelmente está se perguntando como uma placa de vídeo consegue ser mais rápida do que outra. Afinal, todas elas não funcionam da mesma maneira?

Mais ou menos. Toda placa de vídeo possui alguns circuitos, entre eles o RAMDAC, circuito responsável por converter o conteúdo da memória de vídeo em sinais elétricos a serem lidos pelo monitor de vídeo e o processador de vídeo, além da própria memória de vídeo. Chamamos o conjunto dos circuitos de controle da placa de vídeo de chipset de vídeo.

Acontece que existem chipsets melhores do que outros. Por exemplo, o Trident 9680 é muito mais lento que qualquer outro chipset, segundo os nossos testes. Além da velocidade - sem dúvida o fator mais importante para os usuários - existe a questão da capacidade. Alguns processadores de vídeo são capazes de executar tarefas diretamente por hardware, enquanto outros não são, tendo que executar a mesma tarefa por software, através do driver de vídeo - o que seguramente toma mais tempo. No final das contas, o usuário percebe isso através da velocidade do vídeo.

Em relação à memória de vídeo, muito mais importante do que saber sua capacidade, é saber sua tecnologia. Existem basicamente quatro tecnologias: FPM (Fast Page Mode, na maioria das vezes chamada simplesmente de "DRAM"), EDO (Extended Data Out), VRAM (Video RAM) e SGRAM (Synchronous Graphics RAM) (listamos em ordem crescente de performance). Existem também outras tecnologias, como WRAM (Windows RAM) e RDRAM (Rambus DRAM), porém mais raras de serem encontradas.

As tecnologias FPM e EDO utilizam circuitos iguais aos da memória RAM do micro. A tecnologia SGRAM é baseada em circuitos SDRAM (utilizados na memória RAM de alguns micros), porém otimizada para vídeo. Já a tecnologia VRAM utiliza duas portas. Normalmente, a memória de vídeo só pode ser acessada por um dispositivo por vez. Com isso, o processador e o RAMDAC não podem acessar a memória de vídeo simultaneamente. Em placas de vídeo com memória VRAM, esses dois circuitos conseguem acessar simultaneamente a memória de vídeo. Com isso, dados estão sendo jogados para a tela do monitor ao mesmo tempo em que novos dados já estão sendo escritos na memória de vídeo, aumentando a velocidade.


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!