Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste de Placas de Vídeo 2D


     52.838 visualizações    Vídeo    0 comentários
Teste de Placas de Vídeo 2D

Vídeo vs. Desempenho

Como uma simples placa de vídeo pode influenciar no desempenho do micro? De diversas maneiras. Basta você lembrar que a principal forma de comunicação entre o micro e o usuário é através do vídeo. Como o processador é muito mais rápido que o vídeo, pode haver uma defasagem quando o processador enviar uma grande quantidade de dados para o vídeo. O usuário percebe isto como uma lentidão na apresentação de telas, como no simples abrir e fechar de janelas no Windows.

Pode ser que para o usuário que só utilize um processador de textos isto não atrapalhe muito, mas basta você tentar utilizar qualquer programa multimídia - como animações gráficas e simples joguinhos - para você começar a perceber que esta lentidão atrapalha, e muito, pois a apresentação de telas "quebrará" sua cadência constantemente, parecendo que a animação está "agarrando". Isto sem contar a qualidade da imagem, o que pode ser facilmente percebido pela qualidade das cores apresentadas.

Quanto mais rápida for a placa de vídeo, melhor, pois o processador não "empacará" toda a vez em que precisar colocar um dado na tela.

Antigamente, na época dos 286s, 386s e 486s, as placas de vídeo utilizavam o slot ISA do computador. Este slot só trabalha a, no máximo, 8 MHz. Se você tivesse, por exemplo, um 386DX-40, o vídeo só trabalharia a 8 MHz e a 16 bits, a mesma velocidade dos primeiros 286s. Horrível, não? Com o advento do Pentium, a Intel criou um outro tipo de slot, chamado PCI. Neste tipo de slot, que é utilizado até hoje, o vídeo pode trabalhar a 33 MHz e a 32 bits, o que torna a placa de vídeo muito mais rápida.

Você poderá conferir a diferença de performance entre uma placa de vídeo ISA e uma PCI nos resultados dos nossos testes (utilizamos uma Trident 8900). Atualmente, todos os micros utilizam placas de vídeo PCI. Porém, um alerta: se você for fazer um "upgrade" de um micro antigo (386 ou 486) para um Pentium ou superior, muito provavelmente você precisará trocar também a placa de vídeo, pois em geral os micros antigos utilizam placas de vídeo ISA, que são muito lentas. Compare os nossos resultados e comprove.

Em geral, quanto mais memória de vídeo a placa de vídeo tiver, mais rápido será o vídeo e um maior número de cores simultâneas poderá ser apresentado. Isto, é claro, se o micro estiver configurado corretamente.


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!