

Programa de Gravação do BIOS Para DOS
A maneira mais antiga de fazer um upgrade de BIOS via software é usar um programa de gravação para DOS. Atualmente isto é muito complicado, já que você precisará de um disquete de boot com o DOS (ou um CD-ROM de boot com o DOS) para usar este tipo de programa. Este disquete pode ser criado apenas no Windows até a versão Millenium Edition (ME), já que o Windows NT, 2000 e XP não têm uma opção de criar um disquete de boot do DOS.
Não tente rodar o programa de gravação do BIOS para DOS dentro do Windows. Ele não funcionará.
Se você tem acesso a um computador com o Windows até a versão ME instalada, você pode criar um disquete de boot da seguinte forma:
- 1. Insira um disquete que possa ser apagado na unidade A:.
- 2. Em seguida clique em Meu Computador.
- 3. Clique com o botão direito do mouse sobre a unidade A: e selecione a opção Formatar.
- 4. Na tela que aparecerá, marque a opção “Sistema” e clique no botão Formatar. O comando Format a: /s também pode ser utilizado como opção aos procedimentos listados acima.
Se você não tem acesso a um computador rodando um sistema operacional antigo, você pode fazer o download de um disco de boot em http://www.bootdisk.com/bootdisk.htm. Faça o download do disquete do DOS 6.22 e execute o arquivo com extensão .exe para criar o disquete de boot.
Após ter criado o disquete de boot do DOS, copie tanto o gravador de BIOS (um arquivo com extensão .com ou .exe, em nosso caso era um arquivo chamado Awdflash.exe) e o arquivo com o conteúdo do BIOS (normalmente um arquivo com extensão .com ou .bin, em nosso exemplo o arquivo era chamado 485_v10c.bin).
Entre no setup do micro e mude a seqüência de boot (em uma opção chamada Boot Sequence ou similar) para permitir que o boot seja executado a partir do disquete e não do disco rígido. Salve as alterações, insira o disquete na unidade e carregue o DOS.
Assim que o prompt de comando aparecer (o famoso A:>), digite o nome do programa de gravação do BIOS seguido do nome do arquivo que contém o conteúdo do BIOS. Em nosso caso utilizamos o seguinte comando:
Awdflash 485_v10c.bin
Feito isto, a tela da Figura 18 será apresentada.
Figura 18: Tela principal do programa de gravação do BIOS para DOS.
Como você pode ver, a primeira coisa que o programa de gravação pergunta é se você deseja fazer o backup do BIOS atual usado por sua placa-mãe. Responda “Y” e salve o BIOS antigo no disquete, como “old_bios.bin” ou similar.
Figura 19: Salvando o BIOS atual em um arquivo.
Figura 20: Salvando o BIOS atual em um arquivo.
Em seguida o programa confirmará se realmente queremos fazer um upgrade de BIOS. Digite “Y” e aguarde até que a atualização seja finalizada.
Figura 21: Tela de confirmação.
Assim que a atualização terminar, simplesmente reinicie seu computador.
Figura 22: BIOS atualizado com sucesso.
Não se esqueça de remover o disquete da unidade e também de entrar no setup e mudar a seqüência de Boot para que o sistema operacional seja carregado a partir do disco rígido.
-
5
-
1
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora