Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Manutenção de Unidades de CD


     419.696 visualizações    Armazenamento    2 comentários
Manutenção de Unidades de CD

Sinais

Na tabela que segue encontramos os principais sinais aplicados em um CD player. Os sinais aqui listados na sua maioria são tomados como referência para os serviços de manutenção. Há centenas de sinais envolvidos no processo de controle, decodificação e correção em CD players e quando falamos em DVD os números aumentam ainda mais. Assim, não sendo possível descrever todos, ficamos apenas com os principais a título de fundamentação teórica.

Sinal Significado
LD Sinal liberado pelo microprocessador de controle, que tem a função de comutar a alimentação no circuito da unidade laser.
Eye Pattern É o sinal de rádio freqüência lido diretamente pelos foto-detectores. Este sinal representa as várias reflexões do feixe laser sobre a superfície do disco e que compõe os dados musicais, de correção e de sincronismo. É, portanto, o principal sinal monitorado para ajustes no CD player. A sua simetria e perfeita nitidez são imprescindíveis para o correto funcionamento do aparelho.
MIRR É também conhecido como sinal espelho. É utilizado pelo sistema servo para detectar quando o feixe laser está sobre regiões do disco que não contém sinal. Deve ter nível baixo, quando correto, e nível alto, quando incorreto. Utiliza-se muito esse sinal nas funções de search, skip e procura randômica.
DEFECT Sinal detector de falhas na leitura. Sempre terá nível baixo quando a leitura do pickup for correta.
ASY É o sinal de auto-simetria, utilizado por partes do circuito de servo EFM, a fim de corrigir o sinal de RF, que se apresenta de forma heterogênea (instável) no processo de leitura. Em geral corresponderá a uma tensão de correção de 2,5 V.
EFM É o sinal de dados musicais já processado pelo amplificador de RF e corrigido quanto à sua simetria, sendo totalmente compatível com os circuitos digitais de processamento.
FE É uma tensão de erro utilizada pelo servo foco. Na prática possui uma tensão em torno de 2,5 V.
TE É a tensão de erro de trilhamento e apresenta 2,5 V como referência.
GFS Do inglês "Guarded Frame Sync", este sinal só se apresenta em nível alto quando a velocidade do disco estiver correta, sendo, portanto, um dos principais sinais de controle CLV.
MDP, MDS, MON, FSW São os sinais administrados pelo bloco CLV no processador digital. Controlam sincronismo de velocidade, correção de velocidade e filtragem de dados. Estes sinais são pulsos rápidos e que no seu processamento através do filtro LPF se tomarão sinais analógicos de correção (tensão).
PLCK Significa o sinal de clock proveniente de um sistema PLL de correção. Sua freqüência é em torno de 4,3218 MHz.
DATA São trens de pulso de dados seriais, contendo o código PCM de 16 bits.
RESET É um pulso extremamente rápido que serve para limpar o conteúdo das memórias ou reiniciar o programa de inicialização. É um dos principais sinais do microprocessador de controle do CD player.
DATA, CLOCK e LATCH São sinais de comando específicos entre o microprocessador e os demais circuitos integrados do circuito.
SENSE São sinais de informações que os demais circuitos integrados do CD player enviam para o microprocessador.
SCOR, SUBQ e SQCK Referem-se aos sinais de sub-códigos que contém as informações do TOC. Todas as informações de controle e sinalização serão administradas por esses sinais que vêm do processador PCM para o microprocessador.

Entre os inúmeros sinais que circulam nos circuitos dos CD players, existe um em especial que é considerado o mais importante. Na verdade, não é apenas o mais importante, mas sim o sinal que melhor podemos visualizar com um osciloscópio quando trabalhamos na manutenção desses equipamentos. Em ajustes e testes mais complexos é justamente ele, o Eye Pattern, que nos serve de referência para qualquer ação de trabalho. Assim sendo, devemos conhecê-lo muito bem, para que na hora "H" não tenhamos dúvida de sua forma e correta aparência. Nós vemos esse sinal na Figura 1.

Manutenção de Unidades de CD
Figura 7: Sinal Eye Pattern.

A Figura 7 mostra com exatidão como deve ser um sinal de Eye Pattern. Quanto mais perfeita sua forma (losângulos bem definidos), melhor estará nossa leitura de disco, confirmando, também, o desempenho e ajustes dos circuitos processadores de sinais. A amplitude deste sinal está compreendida entre 1,2 Vpp e 1,8 Vpp, dependendo do circuito empregado na amplificação do sinal. Mas o que realmente significam tais ondas?

O Eye Pattern representa a intensidade das múltiplas reflexões da luz laser sobre a superfície do disco. Esse padrão é composto por 9 ondas básicas que, com contínuas reflexões durante o processo óptico de leitura, irão formar esse conjunto de ondas. Em última análise, esse sinal composto representa todas as informações (códigos digitais) que estão registradas no disco. O sinal tem esta forma analógica por ser resultado de contínuas variações luminosas que produzem correntes proporcionais aos níveis lógicos do sinal digital que está gravado no CD. Os componentes de alta freqüência são eliminados por filtragem capacitiva, a fim de deixar o sinal o mais senoidal possível. No decorrer do processo de tratamento do Eye Pattern, ele será submetido a circuitos de grande precisão e controle a fim de garantir simetria, modelagem e compatibilidade com o formato digital.

A Figura 8, ilustra o sinal Eye Pattern com problemas de focalização e que por certo comprometerá todo o desempenho de leitura digital. Preste bem atenção e memorize essas diferenças, oportunamente falaremos mais sobre esse padrão fundamental em CD players.

Manutenção de Unidades de CD
Figura 8: Sinal Eye Pattern ruim.



Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Tenho uma Unidade Combo da LG modelo GCC-4521B, e ela está com problemas de leitura! Gostaria de Ajustar a potência do Laser, mas quando eu abri a unidade, verifiquei que havia 2 trimpots de ajuste? Qual será o correto? Se puderem ajudar, eu agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!