Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste do Omega UHD 231


     52.529 visualizações    Armazenamento    3 comentários
Teste do Omega UHD 231

O UHD 231 Por Dentro

Para colocar ou retirar o disco rígido do interior do UHD 231 é necessário retirar a sua tampa. O fabricante anuncia na caixa do produto que ele é "screwless", ou seja, não utiliza parafusos. Bem, isso é parcialmente verdade. Para abrir o gabinete realmente não há necessidade de se usar uma chave de fendas: basta deslizar as duas laterais e removar a tampa superior.

Teste do Omega UHD 231
Figura 5: Tampas laterais deslizantes.

Porém para remover ou instalar um disco rígido são necessários parafusos. O disco rígido fica preso a uma chapa metálica por meio de quatro parafusos (incluídos), e essa chapa fica fixa ao gabinete por meio de mais três parafusos (também incluídos). Esses últimos, porém, são protegidos por buchas de silicone, como uma forma de absorção de vibrações e impactos leves.

Teste do Omega UHD 231
Figura 6: Visão interna.

Removendo a blindagem da placa de circuitos, vemos que a mesma é bem pequena, até porque contém praticamente apenas os conectores e um chip de conversão ATA/USB 2.0.

Teste do Omega UHD 231
Figura 7: Produto sem a blindagem da placa.

A instalação do disco deveria ser simples e rápida, mas depois de fixar a chapa à unidade de disco, conectar nesta os cabos de força e de dados, e encaixar a chapa no gabinete por meio das buchas de silicone, a colocação dos dois últimos parafusos exige em bom esforço, a menos que você use uma chave phillips magnetizada. Para um produto teoricamente "screwless", o processo de instalação é bem trabalhoso.

Teste do Omega UHD 231
Figura 8: UHD 231 com a unidade de disco instalada.

O padrão USB 2.0 transfere dados a 480 Mbit/s, o que equivale a transmissões a 60 MB/s (a taxa de transferência do disco rígido é listada em MB/s, pois a transmissão é paralela, enquanto as taxas das portas USB são listadas em Mbit/s, pois as transmissões são seriais; para converter Mbit/s em MB/s, dividimos por oito). Na prática as taxas obtidas são ainda menores, pois a taxa divulgada é a máxima, que inclui informações de controle, além dos dados. Podemos dizer que, na prática, a taxa do USB 2.0 é na faixa de 48 MB/s. Por outro lado, devemos ter sempre em mente que as portas USB trazem como grande vantagem o fato do periférico (no caso, o disco rígido) poder ser instalado mesmo com o micro ligado e o periférico poder ser facilmente transportado.

Além disto, não se esqueça que para obter o maior desempenho possível você terá de ter portas USB 2.0 no micro. O aparelho funciona em portas antigas (USB 1.1), só que a taxa máxima desta porta é de 12 Mbit/s ou apenas 1,5 MB/s, ou seja, 40 vezes mais lenta do que a porta USB 2.0.

Teste do Omega UHD 231
Figura 9: Gabinete pronto para ser fechado.


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Possuo uma unidade dessas com um hd Samsung. A diferença é um botão de backup próximo ao conector USB e que trabalha em conjunto com um soft fornecido. Detalhe: o modelo é o mesmo do teste. Ainda não tive a oportunidade de testar o tal botão.

De fato esta não é a intenção do equipamento, mas também já conectei à unidade um gravador de CDs, reconhecido, e que operou normalmente. Creio um gravador de DVDs também possa ser instalado sem grandes problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu possuo um adaptador usb 2.0 para SATA/IDE/IDEnotebook, adquirido no mercado livre. É um adaptador que não utiliza cases.

Pelo teste feito neste Omega UHD 231, acredito que este meu adaptador tem muito mais desempenho, tanto com hds de grande capacidade, até com gravadores de dvd.

http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=54255353_610.jpg&v=O

Gostaria que o CdH fizesse um teste com esse adaptador para medir seu desempenho em comparação ao Omega UHD 231.

um abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!