Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste do Seagate IronWolf 110 SSD de 480 GiB

       
 9.969 Visualizações    Testes  
 0 comentários

Testamos o Seagate IronWolf 110 SSD de 480 GiB, o primeiro SSD voltado especificamente para uso em NAS (unidades de armazenamento de rede). Vamos ver o que ele tem de diferente.

Teste do Seagate IronWolf 110 SSD de 480 GiB
Produto Recomendado

Produto Recomendado

Conclusões

Em nossos testes, o IronWolf 110 SSD apresentou um pequeno aumento de desempenho em alguns testes de leitura e escrita com dados compactáveis, em relação ao obtido com dados não-compactáveis, o que significa que seu controlador utiliza compactação de dados para acelerar leitura e escrita.

Em termos de desempenho, o IronWolf 110 SSD mostrou-se similar aos outros SSDs com interface SATA-600, ambos modelos topo de linha, que testamos. Ele foi mais lento do que o Kingston A1000, mas isso já que era esperado já que este modelo utiliza interface PCI Express 3.0 x2, que permite uma maior taxa de transferência. De qualquer forma, lembre-se que a velocidade de acesso a dados em um NAS vai ser sempre limitada pela velocidade de sua rede. Por exemplo, se a sua rede for do padrão Fast Ethernet (também chamada de 10/100) a taxa de transferência máxima será de pífios 10 MiB/s. Mesmo o padrão Gigabit Ethernet suporta um máximo teórico de 100 MiB/s.

Assim, você pode até utilizar o IronWolf 110 SSD de 480 GiB como se fosse um SSD "comum", instalado dentro de um PC típico ou de um notebook, mas na maioria dos casos isso não é a melhor opção, pois é mais caro, além de existirem SSDs mais rápidos e baratos no mercado. Isso porque ele é feito com outro objetivo: ser utilizado dentro de um NAS.

Com isso, seu foco não é no desempenho nem no baixo custo, e sim na durabilidade, confiabilidade e robustez. Até mesmo sua construção interna deixa isso claro, com o gabinete de metal e a utilização de pasta térmica para que seu próprio gabinete sirva como dissipador. Aliás, no quesito temperatura ele saiu-se muito bem, ficando sempre praticamente à temperatura ambiente.

Porém, o IronWolf 110 SSD pode ser uma boa opção para um PC caso você precise de um SSD capaz de trabalhar continuamente com carga de trabalho superior à encontrada em computadores pessoais, como servidores e estações de trabalho com alta demanda de dados, já que nesta situação um SSD comum, de baixo custo, não vai ser uma boa opção. Note que o TBW dele é quase quatro vezes superior ao do Kingston Fury RGB, por exemplo, o que significa que ele tem uma vida útil bem maior.

E se você precisar configurar um NAS com alto desempenho e confiabilidade, além de baixa latência e consumo, o IronWolf 110 SSD é uma excelente escolha, embora vá oferecer um custo por terabyte maior do que se você utilizar discos rígidos de mesma finalidade.

Compartilhar

  • Curtir 5


  Denunciar Artigo

Artigos similares


Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

GRÁTIS: minicurso “Como ganhar dinheiro montando computadores”

Gabriel TorresGabriel Torres, fundador e editor executivo do Clube do Hardware, acaba de lançar um minicurso totalmente gratuito: "Como ganhar dinheiro montando computadores".

Você aprenderá sobre o quanto pode ganhar, como cobrar, como lidar com a concorrência, como se tornar um profissional altamente qualificado e muito mais!

Inscreva-se agora!