

Introdução
Se você tem fitas cassete antigas que possuem algum valor sentimental para você, talvez uma gravação do seu filho quando ele era pequeno ou uma gravação da sua avó que não está mais entre nós, ou se você deseja começar um negócio próprio convertendo fitas cassete para o formato digital, leia este tutorial, onde ensinaremos como converter fitas cassete antigas para CDs ou arquivos MP3.
A primeira coisa que você precisa saber é que fitas cassete têm baixa fidelidade de áudio (baixa relação sinal/ruído), o que significa que não vale a pena converter conteúdos que já estejam disponíveis no formato digital. Você pode converter a sua antiga coleção de fitas cassete do Rolling Stones, mas a qualidade de áudio será muito inferior à da versão disponível em CD. Em outras palavras, compre os CDs ou arquivos MP3 em vez de perder tempo convertendo fitas. Mas se as gravações são pessoais e/ou raras, vale a pena convertê-las.
Aqui está uma lista do que você precisará:
- Um toca-fitas, como o da Figura 1
- Um cabo com um plugue de áudio macho de 3,5 mm em uma ponta e dois plugues RCA machos na outra ponta, igual ao da Figura 2
- Uma placa-mãe ou placa de som com relação sinal/ruído em sua entrada analógica de pelo menos 100 dB.
- Programa de gravação e edição de áudio. Nós recomendamos o Audacity, que é grátis. Você precisará baixar e instalar o LAME, que é um codificador MP3. Se você quiser salvar o seu trabalho em um CD de áudio, precisará de uma ferramenta de gravação de CDs (por exemplo, o Nero).
Figura 1: Toca-fitas
Figura 2: Cabo
Como você pode ver, nós recomendamos uma placa-mãe ou placa de som com relação sinal ruído de pelo menos 100 dB em sua entrada analógica (quanto maior este valor, melhor) se você pretende oferecer este serviço de conversão profissionalmente (esta especificação também é conhecida, em inglês, como “input SNR” ou “ADC SNR”). Esta especificação indica que o circuito de áudio integrado na placa-mãe não incluirá ruído em seu trabalho. Se você não for paranoico com qualidade de áudio, você pode fazer as conversões usando um codec de áudio com uma relação sinal/ruído menor. Para saber o nível de sinal/ruído da sua placa-mãe, consulte a coluna “Relação Sinal/Ruído de Entrada” do nosso tutorial “Tabela Comparativa dos Codecs de Áudio”.
Antes de conectar o toca fitas ao computador, você precisará limpá-lo e, opcionalmente, ajustá-lo. Leia o nosso tutorial “Como Limpar e Ajustar um Toca-Fitas” para aprender a como fazer isso.
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora