

Quando Usar o SPDIF
Como dito, você deve usar uma conexão de áudio digital sempre que possível, uma vez que ela proporcionará a melhor qualidade de áudio. A questão é quando você deve usar a interface HDMI e quando você deve usar a interface SPDIF.
Como mencionamos anteriormente, se você estiver conectando dois equipamentos de áudio, muito provavelmente você terá que usar a conexão SPDIF, já que provavelmente o equipamento que está gerando o áudio não terá um conector HDMI. Por exemplo, quando conectar um aparelho de CD profissional ou um reprodutor MiniDisc a um amplificador (“receiver”) ou a um mixer profissional que também suporte esta conexão. Se um ou ambos os equipamentos não tiverem um conector SPDIF, a conexão de áudio digital não será possível, e você vai acabar tendo de conectá-los usando uma conexão analógica, através de um par de cabos RCA. Além disso, como discutiremos mais tarde, há dois tipos de conector SPDIF: coaxial (RCA) e óptico (Toslink). Obviamente, os equipamentos que você deseja conectar devem ter o mesmo tipo de conector. Se você tem um aparelho de CD profissional que só tem uma saída SPDIF coaxial e seu amplificador de áudio (“receiver”) tem apenas uma entrada SPDIF óptica, você não será capaz de ligar os dois usando SPDIF.
O mesmo é válido se o seu equipamento tiver saídas HDMI e SPDIF, mas você só quer conectar o áudio, não vídeo. Por exemplo, você deseja conectar um PC ao seu home theater para ouvir música ou rodar jogos, mas você não quer que a imagem seja enviada para a TV. Neste caso, é mais provável que você use a conexão SPDIF.
Se você quer conectar um equipamento que também produz vídeo (aparelho de DVD, aparelho de Blu-Ray, console de videogame, computador, decodificadores de TV por assinatura, etc.), então você terá que estudar a situação, porque você terá algumas opções diferentes.
Vamos supor que você esteja tentando conectar um equipamento ao seu home theater, que é a situação mais comum.
Em seu home theater, você tem dois componentes principais, o televisor e o [cl1] amplificador de áudio (“receiver”). Por razões óbvias, você quer que o sinal de vídeo vá para a TV e o sinal de áudio para o amplificador de áudio.
Se você tem apenas uma TV (ou seja, você não tem um “receiver” com um monte de alto-falantes ao redor), a sua melhor conexão será a HDMI, se suportada pela sua TV e pelos equipamentos que você deseja conectar à TV, é claro. Basta conectar uma extremidade de um cabo HDMI ao dispositivo que você deseja conectar à sua TV e a outra extremidade à uma entrada HDMI disponível na TV. Desta forma, você terá áudio e vídeo digital, o melhor cenário possível. Nós ilustramos este cenário na Figura 1.
Figura 1: Conectando sua fonte de áudio/vídeo a uma TV usando a conexão HDMI
Neste caso, se você tiver mais de uma fonte de áudio/vídeo, você terá que ligar cada uma delas a uma entrada HDMI diferente na TV. Suponha que a sua TV tenha três entradas HDMI. Neste caso você poderá conectar a TV por assinatura em uma entrada, o seu aparelho Blu-Ray em outra entrada, e o seu console de videogame na terceira entrada. Se você quiser conectar uma quarta fonte de áudio/vídeo (por exemplo, um computador), você precisará remover um dos outros dispositivos, já que a sua TV tem apenas três entradas HDMI, no exemplo dado.
Se a sua fonte de áudio/vídeo ou TV não tiver um conector HDMI, você precisará de dois conjuntos de cabos, um para ligar o vídeo à TV, usando a melhor conexão de vídeo disponível (leia o nosso tutorial Conectores de Vídeo para uma discussão mais detalhada), e um cabo SPDIF conectando a fonte de áudio/vídeo ao seu “receiver” (ou à sua TV, caso você não tenha um “receiver”). Ver Figura 2.
Figura 2: Conectando sua fonte de audio/vídeo sem usar a conexão HDMI
-
1
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora