

Quando Usar o SPDIF (Cont.)
A maioria dos “receivers” de home theater tem um chaveador de vídeo integrado. Isso permite que você conecte todas as fontes de áudio e vídeo que você tem em casa (receptor de TV por assinatura, aparelho de Blu-Ray, aparelho de DVD, console de videogame, computador, etc.) ao “receiver”, fazendo com que o áudio e o vídeo sejam chaveados de uma fonte para outra apenas pressionando ou girando um botão. Assim, em vez de ter todos os cabos conectados à TV, todos eles são conectados ao seu “receiver”, tornando-se necessário ter apenas um cabo HDMI transmitindo o vídeo do “receiver” para a TV.
Alguns “receivers” de home theater são capazes de extrair o áudio digital dos conectores HDMI de todas as suas fontes de áudio/vídeo. Assim, você só precisa usar cabos HDMI. Ver a Figura 3 para entender esse cenário.
Figura 3: Receptor de áudio com um chaveador de vídeo integrado com a possibilidade de extrair áudio digital
Se o seu receptor de home theater não for capaz de extrair o áudio dos conectores HDMI, então você vai ser obrigado a usar cabos SPDIF para transportar o áudio digital. Existem duas configurações possíveis para este cenário. A mais comum é a mostrada na Figura 4. Em vez de ter apenas um cabo de cada fonte de áudio/vídeo, agora teremos dois: o cabo HDMI, transportando o sinal de vídeo, e o cabo SPDIF, levando o sinal de áudio.
Figura 4: Receptor de áudio com um chaveador de vídeo integrado incapaz de extrair áudio digital
No caso de computadores, se você deseja conectar somente o áudio, mas não o vídeo, você pode usar a conexão mostrada na Figura 4, sem usar a conexão HDMI.
A segunda possibilidade deve ser usada se o seu “receiver” não tiver um chaveador de vídeo. Neste caso, todas as suas fontes de áudio/vídeo serão conectadas diretamente à TV, e assumindo que a sua TV seja capaz de extrair o áudio de suas entradas HDMI e encaminhá-lo para a sua saída SPDIF, você vai usar essa saída SPDIF para ligar a TV ao “receiver”. Equipamentos que geram apenas áudio (por exemplo, aparelhos de CD profissionais, reprodutores MiniDisc, etc.) devem ser ligados diretamente ao “receiver”. Neste caso, a seleção de qual equipamento será usado vai ser feita na TV, não no “receiver”.
Figura 5: Fontes de audio/vídeo conectadas à TV
-
1
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora