Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Filmes que todos os profissionais de TI deveriam assistir


     12.553 visualizações    Blog    0 comentários
Filmes que todos os profissionais de TI deveriam assistir

Artigo de minha autoria publicado originalmente no site ExecTweets. Traduzido e republicado com autorização.

---

Não importa se você é um novato na área de TI ou um veterano com mais de 30 anos de experiência: existem alguns filmes que eu adorei e acho que todas as pessoas que trabalham com informática deveriam assistir por serem interessantes e educativos ao mesmo tempo.

O mais famoso é, obviamente, Piratas da Informática (Pirates of Silicon Valley; 1999), que mostra o início da Apple e da Microsoft. Trata-se de uma dramatização, o que significa que os atores interpretam Bill Gates, Steve Jobs, Steve Wozniak e outros. Embora muito famoso, este filme não é o melhor sobre o assunto – este título vai para Triunfo dos Nerds (Triumph of the Nerds).

Triunfo dos Nerds é o filme. Originalmente uma série de três episódios exibidos pela rede de televisão norte-americana PBS (equivalente à TV Educativa, TV Cultura, etc no Brasil) em 1996, Bob Cringely entrevista os principais protagonistas da gênese do computador pessoal. A leitura de livros como Impérios Acidentais (Accidental Empires; por Bob Cringely) ou Fogo no Vale (Fire in the Valley; Paul Freiberger e Michael Swaine) lhe dá uma ideia de como era, por exemplo, a interface gráfica com o usuário (GUI) criada no PARC (Centro de Pesquisa de Palo Alto) da Xerox, mas no filme Triunfo dos Nerds Cringely mostra um computador Alto funcionando. Além disso, a importância de cada desenvolvimento é explicada em linguagem fácil pelas pessoas que criaram as tecnologias e, portanto, os novatos sem muito conhecimento sobre o assunto podem facilmente entender a importância de cada desenvolvimento no filme. O filme começa lá na época do primeiro kit de computador, o Altair 8800, e termina com o lançamento do Windows 95. Cringely produziu uma continuação contando sobre a história da Internet, chamada Nerds 2.0. Queríamos que ele tivesse criado ainda mais documentários (sobre a “bolha” das empresas “ponto-com”, por exemplo).

Em seguida nós temos Hackers – Wizards of the Electronic Age (para não confundir com o filme homônimo estrelado por Angelina Jolie de 1995), um filme curto que mostra uma conferência de um final de semana em 1984 que contou com a participação de pessoas ilustres como Steve Wozniak (co-fundador da Apple e desenvolvedor do Apple II), Andy Hertzfeld e Bill Atkinson (desenvolvedores do Macintosh), Lee Felsenstein (líder do Homebrew Computer Club), e muitos outros. Em vez de um livro contando a história, de um filme com atores interpretando os personagens ou mesmo um documentário os entrevistando anos mais tarde, você tem a oportunidade única de vê-los conversando na época de criação do computador pessoal.

Outro documentário sensacional é vídeo Game Invasion (2004). Apresentado por Tony Hawk (sim, o skatista que licenciou seu nome para a indústria de vídeo game), este filme segue o mesmo conceito de Triunfo dos Nerds, mostrando como a indústria de vídeo game começou, entrevistando várias pessoas importantes (Nolan Bushnell, fundador da Atari; John Romero, criador dos jogos Doom e Quake; Tripp Hawkins, fundador da Electronics Arts; os fundadores da Activision; e muitos outros) e mostrando o equipamento que entrou para a história, além de você aprender algumas curiosidades como o nome do Pac Man era para ser Puck Man (que faz sentido, já que puck significa “disco” e o nosso herói é um disco), mas o fabricante do equipamento ficou com medo da molecada riscar o P para transformá-lo em um F. E que Donkey Kong é uma tradução errada (literal) do japonês para o inglês (a tradução correta seria “Silly Gorilla” ou “Gorila Bobo”). Muito bacana e elucidativo, especialmente quando você pensa que hoje os jogos é que incentiva as pessoas a comprarem computadores mais potentes.

Em relação a longas-metragens, o meu favorito é Jogos de Guerra (War Games; 1983), que faz sentido tecnicamente (desde que você leve em consideração de que todos os filmes de Hollywood são fantasiosos e ignorar que dentro do NORAD todos os terminais de computadores falam, é claro).

 

Eu poderia falar de outros filmes ou documentários sobre o surgimento da indústria dos computadores, mas tentei focar apenas naqueles que estão disponíveis em DVD para que você tenha a oportunidade de comprar ou alugar.


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!