

Introdução
A série Z é a família de fontes de alimentação da OCZ com certificação 80 Plus Gold e até o momento eles lançaram dois modelos: 850 W e 1.000 W. Vejamos se o modelo de 1.000 W superará nossas expectativas.
Até agora nós já testamos duas outras fontes de alimentação com certificação 80 Plus Gold: Enermax MODU87+ 700 W e Seasonic X-Series 650 W.
A OCZ Z Series 1000 W é fabricada pela Highpower.
Figura 1: Fonte de alimentação OCZ Z Series 1000 W.
Figura 2: Fonte de alimentação OCZ Z Series 1000 W.
A OCZ Z Series 1000 W é uma fonte pequena para um produto de um kilowatt, medindo 16 cm de profundidade. Ela tem uma ventoinha de 135 mm localizada em sua parte inferior e circuito PFC ativo, é claro. Este é exatamente o mesmo tamanho do modelo de 850 W, diga-se de passagem.
O sistema de cabeamento modular tem oito conectores, quatro amarelos para placas de vídeo e quatro pretos para os conectores de alimentação SATA e para periféricos. Esta fonte vem com cinco cabos permanentemente instalados na fonte. Todos os cabos utilizam fios 18 AWG, exceto o cabo principal da placa-mãe, que utiliza condutores mais grossos (16 AWG).
Os cabos inclusos são:
- Cabo principal da placa-mãe com um conector de 24 pinos (sem opção para 20 pinos), 55 cm de comprimento (permanentemente instalado na fonte de alimentação).
- Um cabo com dois conectores ATX12V que juntos formam um conector EPS12V, 62 cm de comprimento (permanentemente instalado na fonte de alimentação).
- Um cabo com um conector EPS12V, 62 cm de comprimento (permanentemente instalado na fonte de alimentação).
- Dois cabos com um conector de seis/oito pinos para placas de vídeo cada, 62 cm de comprimento (permanentemente instalados na fonte de alimentação).
- Quatro cabos com um conector de seis/oito pinos para placas de vídeo cada, 58,5 cm de comprimento (sistema de cabeamento modular).
- Um cabo com três conectores de alimentação SATA, 62 cm até o primeiro conector, 18,5 cm entre os conectores (permanentemente instalado na fonte de alimentação).
- Três cabos com três conectores de alimentação SATA cada, 48 cm até o primeiro conector, 19 cm entre os conectores (sistema de cabeamento modular).
- Um cabo com três conectores de alimentação para periféricos e um conector de alimentação para a unidade de disquete, 53 cm até o primeiro conector, 18,5 cm entre os conectores (sistema de cabeamento modular).
Aqui a diferença entre os modelos de 850 W e 1.000 W é a presença de dois cabos de alimentação extras para placas de vídeo (os que estão permanentemente instalados na fonte) no modelo de 1.000 W; o resto é idêntico. Esta fonte vem com cabos suficientes para você montar um micro topo de linha com até três placas de vídeo que necessitem de dois conectores de alimentação cada e 12 dispositivos SATA.
Figura 3: Cabos.
Vamos agora dar uma olhada no interior desta fonte de alimentação.
Respostas recomendadas