Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste da Fonte de Alimentação Seasonic X-Series 750 W


     35.938 visualizações    Energia    8 comentários
Teste da Fonte de Alimentação Seasonic X-Series 750 W
Produto Recomendado

Análise do Primário

Vamos agora dar uma olhada em profundidade no primário da Seasonic X-Series 750 W. Para uma melhor compreensão do que iremos falar aqui, sugerimos a leitura do nosso tutorial “Anatomia das Fontes de Alimentação Chaveadas”.

Esta fonte de alimentação usa duas pontes de retificação GBJ1506, conectadas em paralelo e instaladas em um dissipador de calor individual. Cada ponte suporta até 15 A a 100° C, o que significa que em teoria você seria capaz de extrair até 3.450 W desta fonte em uma rede elétrica de 115 V; assumindo uma eficiência de 80%, estas pontes permitiriam que a fonte fornecesse até 2.760 W sem que elas se queimassem (ou até 3.105 W com uma eficiência de 90%). Claro que estamos falando apenas desses componentes e o limite real dependerá de outros componentes da fonte de alimentação. Eles são os mesmos componentes utilizados nas versões de 650 W e 850 W desta fonte de alimentação.

Seasonic X-Series 750 W
Figura 10: Pontes de retificação

No circuito PFC ativo desta fonte são usados três transistores MOSFET SPP20N60C3, cada uma capaz de fornecer até 20,7 A a 25°C ou até 13,1 A a 100°C em modo contínuo (veja o que a diferença de temperatura faz) ou até 62,1 A a 25°C em modo pulsante. Esses transistores possuem uma resistência máxima de 190 mΩ quando estão ligados, característica chamada RDS(on). Quanto menor esta resistência melhor, pois menos os transistores consumirão, significando maior eficiência. Estes são os mesmos transistores usados na versão de 650 W desta fonte, mas o modelo de 850 W utiliza transistores mais potentes.

O circuito PFC ativo é controlado por um circuito integrado NCP1654.

Seasonic X-Series 750 W
Figura 11: Controlador do circuito PFC ativo

A saída do circuito PFC ativo é filtrada por dois capacitores eletrolíticos japoneses de 390 µF x 400 V da Chemi-Com, rotulados a 105° C. Estes capacitores estão conectados em paralelo e equivalem a um capacitor de 780 µF x 400 V.

Na seção de chaveamento, dois transistores de potência MOSFET STP26NM60 são usados em uma configuração ressonante. Cada transistor suporta até 20 A a 25° C ou 12,6 A a 100° C em modo contínuo ou até 80 A a 25°C em modo pulsante, com um RDS(on) máximo de 165 mΩ. Estes são os mesmos transistores usados no modelo de 850 W. A versão de 650 W utiliza transistores diferentes, mas com especificações técnicas semelhantes.

Seasonic X-Series 750 W
Figura 12: Um dos transistores de chaveamento, diodo do PFC ativo e os três transistores do PFC ativo

Os transistores de chaveamento são gerenciados por um controlador ressonante CM6901.

Seasonic X-Series 750 W
Figura 13: Controlador ressonante

Em resumo, o primário da X-Series 750 W é idêntico ao primário do modelo de 650 W, mas o modelo de 850 W utiliza transistores mais potentes para o PFC ativo.

Vamos agora dar uma olhada no secundário desta fonte de alimentação.


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Esta é a Seasonic X-Series da primeira revisão, que possui melhores resultados da regulação de tensão que as Seasonic X-Series da segunda revisão. Vale lembrar que a fabricante já anunciou a terceira revisão das X-Series, que está prevista para agosto também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Seasonic é realmente uma empresa sensacional. Nunca vi um modelo de fonte dela mal falada (mas também sou pouco rodado em leituras sobre fontes). Seu padrão de qualidade é algo impressionante!!!

Meu próximo Upgrade será de uma fonte Híbrida. E não abrirei mão dessa marca!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ta pra ''nascer'' o dia em que uma fonte dessa marca vai ganhar um selo ''bomba''...parabéns a Seasonic!!

As futuras Seasonic G-Series sendo bombas? Outra previsão apocalíptica neste ano? Outra piada pronta? :D (então o mundo teria acabado em 2010 com a Arctic Cooling Fusion 550RF.)

A respeito do teste em si, só achei ele um pouquinho atrasado, já que essa linha de fontes foi revelada pela primeira vez lá em 2009 se não me engano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A respeito do teste em si, só achei ele um pouquinho atrasado, já que essa linha de fontes foi revelada pela primeira vez lá em 2009 se não me engano.

É verdade. Mas, essas fontes, apesar de serem de dois anos atrás, estão sendo comercializadas agora no Brasil, os modelos de 750w e 850w. Elas tão chegando junto com as Ss760w da própria Seasonic (que são mais novas). Já vi na Guerra Digital, na Londritech e na Just Shop.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente fonte. Pena que as fontes da Seasonic, principalmente as de maior potência, são tão difíceis de encontrar aqui no Brasil. A de 860W só achei na guerra digital por "módicos" R$ 735,00 :eek: é a metade do preço de um micro inteiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você precisar de uma fonte de 860W e ainda quiser que venha com certificação 80 Plus platinum de eficiência, o preço da fonte fica irrelevante comparado ao resto, pois com certeza o seu PC vai ser bem entusiasta.

As fontes da Seasonic não são caras só por aqui, a diferença é que aqui a facada é maior e tem impostos muito pesados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!