Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste da Fonte de Alimentação XFX 750 W Black Edition


     96.931 visualizações    Energia    36 comentários
Teste da Fonte de Alimentação XFX 750 W Black Edition
Produto Recomendado

Análise do Secundário

Esta fonte usa oito retificadores Schottky SBR40S45CT em seu secundário e cada um deles é capaz de suportar até 40 A (20 A por diodo interno a 110° C, queda de tensão máxima de 0,55 V). Todos os retificadores são responsáveis pela produção da saída de +12 V, com as saídas de +5 V e +3,3 V sendo geradas a partir da saída de +12 V usando dois conversores DC-DC (isto é, duas pequenas fontes de alimentação chaveadas) localizados em uma pequena placa de circuito impresso. Este projeto atualmente é a tendência entre as fontes de alimentação de alta eficiência. Esta é exatamente a mesma configuração usada na Seasonic M12D.

Três dos retificadores são responsáveis pela retificação direta, enquanto que os demais são responsáveis pela porção “giro livre” do processo de retificação (ou seja, descarregar a bobina).

A corrente máxima teórica que cada linha pode fornecer é dada pela fórmula I / (1 - D), onde D é o ciclo de trabalho usado e I é a corrente máxima suportada pelo diodo de retificação. Apenas como um exercício, nós podemos assumir um ciclo de trabalho típico de 30%.

Para nossas contas temos de considerar a parte com o menor limite de corrente, que é a da  retificação direta. Isto nos daria uma corrente máxima teórica de 171 A (40 A x 3 / 0,70). Este limite de corrente máximo teórico é para todo o secundário, já que as saídas de +5 V e +3,3 V também são produzidas a partir da saída de +12 V. O limite prático dependerá de outros fatores, principalmente das bobinas usadas e do projeto do pequeno conversor DC-DC usado para gerar as saídas de +5 V e +3,3 V. Se o limite fosse de 171 A apenas para extrair das saídas de +12 V, isto nos daria 2.052 W. Claro que esses valores são teóricos e devem ser usados apenas como exercício.

XFX 750 W Black Edition
Figura 14: Retificadores.

Algumas fontes de alimentação baseadas em um conversor DC-DC utilizam duas placas de circuito impresso separadas para gerar as saídas de +5 V e +3,3 V. A XFX 750 W Black Edition utiliza uma única placa de circuito impresso para gerar essas duas saídas. Esta placa tem capacitores sólidos de alumínio e dois controladores PWM APW7073, um para cada saída, com sete transistores MOSFET APM2556N, que apresentam um RDS(on) máximo de apenas 7,2 mΩ.

XFX 750 W Black Edition
Figura 15: Conversor DC-DC responsável por gerar as saídas de +5 V e +3,3 V a partir da saída de +12 V.

XFX 750 W Black Edition
Figura 16: Conversor DC-DC responsável por gerar as saídas de +5 V e +3,3 V a partir da saída de +12 V.

As saídas são monitoradas por um circuito integrado PS223, responsável pelas proteções da fonte, como sobrecarga de corrente (OCP), sobretensão (OVP), subtensão (UVP) e superaquecimento (OTP, não implementada nesta fonte).

XFX 750 W Black Edition
Figura 17: Circuito integrado de monitoramento.

Os capacitores eletrolíticos do secundário também são japoneses da Chemi-Com e rotulados a 105° C.

Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas



Uau, impressionante, que fonte de alimentação!!!! :aplausos:

Assim que gosto de ver num teste, uma fonte digna de respeito. Pra mim essa é a melhor fonte de 750W que já vi até agora, bem melhor inclusive que a Corsair TX750 nos quesitos Projeto (o DC-DC nessa XFX é espetacular), Níveis de ruído e Cabeamento.

Nota 10 para as fontes da XFX, que está fazendo bem diferente nesse ramo do mercado do que em relação às placas de vídeo. Ainda bem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, parece que o dinheiro ganho pela XFX vendendo placas de vídeo capadas está dando resultado, estão investindo na produção de fontes de ótima qualidade, pena que ao mesmo tempo queimam a marca, aí já não sei se compensa comprar uma dessas sabendo que daqui a pouco podem fazer a mesma coisa nelas, ou seja, no começo é mil maravilhas e depois podem vender gato por lebre...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, parece que o dinheiro ganho pela XFX vendendo placas de vídeo capadas está dando resultado, estão investindo na produção de fontes de ótima qualidade, pena que ao mesmo tempo queimam a marca, aí já não sei se compensa comprar uma dessas sabendo que daqui a pouco podem fazer a mesma coisa nelas, ou seja, no começo é mil maravilhas e depois podem vender gato por lebre...

Pelo menos pra mim, a XFX vai precisar fazer muito mais que uma fonte boa pra recuperar a confiança perdida com a história das placas capadas. Sou muito mais a Corsair.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A XFX pecou outróra sim , mas o objeto de analise se mostra qualificado ao "Selo de Produto Recomendado" , erros e desacertos fazem parte da evolução do genero humano , agora é claro que se ela, a XFX pecar novamente , iremos todos literalmente imanados baixar o "pau nela" assim como já fizemos com outras empresas .

agora o produto , objeto de analise é muito bom , me surpreendeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguem sabe aonde posso comprar essa fonte ?? procurei nas principais lojas on line e nao achei...

Valeu !!!

pelo menos aqui no Brasil, achar fontes desta marca é muito difícil...

Consegui apenas em poucas lojas que vendem para entusiastas (com precos vergonhosos :angry:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito boa, estou comprando ela...

se a corsair 750HX for igual a 750TX, mas com cabos modulares, se não muda o interior,

a xfx é bem melhor, tem mais eficiencia e quase todos os cabos são modulares...

e ainda é mais barata :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pergunta para quem tem essa fonte...

A minha ta com as tensões ok, só que estou com uma pluga atras da orelha, a minha fonte ela da um e.s.talo ( pequeno mas audivel) quando ligo o pc (quando reinicio não ocorre) e um e.s.talo um pouco mais forte do que quando ligo ( mas nada aterrorizante) quando desligo. Minhas outras fontes, todas de potencia menores não notei isso. Gostaria de saber se é caracteristico esses e.s.talo nesta fonte.

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de comprar uma dessas depois que a minha Antec New TP750 blue morreu após 20 horas de uso, sem sinal de vida, sem fazer nada, foi desligar um dia e no outro ela nem acendeu o led da MOBO, troquei cabos de energia, tentei ligar no 110v (uso 220v), e nada.

Agora estou tentando conseguir que a Antec troque em garantia. Faz 3 dias e nada, os caras falaram que passaram meu contato pro representante na America do Sul e até agora nada. Decepção, após pesquisar tanto e escolher a Antec.

Agora fiz a escolha certa (espero), deixa chegar a criança na sexta que já substitui minha boa e velha hyper 580W (que ta veia e deve ta com ruido lá nas nuvens).

Assim já posso colocar o Megahalems + os 2 coolers Viper e ja mudar o clock do meu i5 pros 4 GHz.

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de instalar a minha. Caramba, que luxo! A qualidade do acabamento, tanto da fonte em si quanto dos cabos modulares, da embalagem etc. é de impressionar. Está certo que aquela ventoinha verde-limão é uma agressão à vista, mas vai ficar trancada lá no gabinete e eu não vou ver.

Eu tinha lido um teste num site canadense reclamando que ela vinha com parafusos fora do padrão e se deveria ter cuidado para não os perder, mas vieram parafusos sextavados chatos comuns, iguais aos da velha Seventeam que acabei de aposentar. Também tinha lido reclamações de usuários na Newegg de que os cabos eram duros demais. Bem, são duros, sim. Tive alguma dificuldade para colocar os conectores SATA nos drives. Mas nada que não se resolva com alguns minutos de paciência, e se os cabos são duros, é porque a proteção deles é robusta e muito bem feita.

Minha única reclamação é quanto aos cabos fixos (não modulares). Incluem dois cabos para PCI Express e não incluem um cabo SATA. Eles com certeza pensaram que quem põe uma fonte de 750 W só pode ter duas placas de vídeo potentes em SLI ou CrossfireX, mas nem sempre é assim. Eu coloquei esta fonte por causa de sua estabilidade e eficiência, porque estava na mesma faixa de preço das fontes menos potentes de boa qualidade de outras marcas, e porque costumo mesmo superdimensionar meus componentes para durarem e aguentarem bastante tempo. Mas olhem a antiguidade que tenho como placa de vídeo na minha assinatura... Pretendo atualizá-la em breve, mas como não sou gamer, também não será nada superpotente nem caríssimo, porque para mim seria jogar dinheiro fora. SLI ou CrossfireX, então, nem pensar! Então, vou usar no máximo um desses conectores (isto se minha futura placa precisar, pois é bem possível que, sendo pouco potente, não precise) e o outro vai continuar pendurado sem uso.

Em compensação, é concebível alguém não precisar de um ou mais cabos de conexão SATA hoje em dia? Teria sido mais inteligente colocar só um cabo PCI-E e incluir um SATA entre os fixos, deixando um segundo PCI-E modular.

Quanto ao funcionamento, fonte é o tipo de coisa a respeito da qual o usuário comum não tem muito o que dizer. Funciona, conferindo pelo HWiNFO32 é estável como se esperaria, o ruído da ventoinha é audível mas não incomoda. Agora, uma coisa posso dizer: não é preciso ter o sofisticado equipamento de testes do CdH/HS para constatar que a eficiência desta fonte é mesmo absurda! Neste momento, estou ainda com o gabinete aberto e ela está ligada há umas três horas. Gente, ela não esquenta, é gelada! Nem morninha está! O fluxo de ar da ventoinha também sai gelado (até olhei para ver se a ventoinha estava mesmo girando). Ela está entregando quase tudo como energia útil e não dissipa quase calor nenhum. Estou BOBO!!!

Ah, ouvi nitidamente os dois estalos que o Marcelo Penteado mencionou, exatamente como ele os descreveu. São cliques baixinhos, nada assustadores, o de desligar ligeiramente mais alto. Mas não estou preocupado com eles. Têm toda a cara de serem normais, inclusive pelo timing (minha placa-mãe tem LEDs que indicam estar ligada e eles se acendem ou apagam no mesmo exato instante dos estalos).

Olhem, comprar uma fonte semimodular de 750W na mesma faixa de preço em que tenho visto a Corsair TX650 (ótima, mas não modular e menos potente), com esta qualidade, com recursos e desempenho no mínimo equivalentes à HX750, mas R$ 200 em média mais barata, sem abrir mão de nada da qualidade da respeitável concorrente, é um supernegócio! Definitivamente, esta fonte é disparado a melhor relação custo/benefício do mercado atualmente. (A OCZ StealthXstream teria uma relação custo/benefício ainda melhor, e quase a comprei, mas eu soube dos problemas que ela está tendo de "morrer" depois de alguns meses de uso, e descartei-a. Aliás, deve ser por isso mesmo que está tão barata.)

Se alguém estiver lendo este tópico e ainda tiver alguma dúvida, desfaça-se dela. Não pense duas vezes. Vá fundo, que é coisa muito boa e (relativamente) barata.

.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pergunta para quem tem essa fonte...

A minha ta com as tensões ok, só que estou com uma pluga atras da orelha, a minha fonte ela da um e.s.talo ( pequeno mas audivel) quando ligo o pc (quando reinicio não ocorre) e um e.s.talo um pouco mais forte do que quando ligo ( mas nada aterrorizante) quando desligo. Minhas outras fontes, todas de potencia menores não notei isso. Gostaria de saber se é caracteristico esses e.s.talo nesta fonte.

Valeu

A minha também faz isso, será que isso estalo ao ligar e desligar é normal? Continuo com a pulga atras da orelha, pois ninguém fala o que é relamente este estalo.

Farebem uai

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha também faz isso, será que isso estalo ao ligar e desligar é normal? Continuo com a pulga atras da orelha, pois ninguém fala o que é relamente este estalo.

Farebem uai

A minha também dá esse estalo, mas como isso parece ser frequente (ou pode até dar em todas - é tão baixinho que pode facilmente passar despercebido num ambiente que não esteja muito silencioso), ninguém está tendo problemas reais com isso e nem consegui achar nada sobre esse estalo fora deste fórum, presumo que seja normal e não estou preocupado com isso.

.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estava procurando essa fonte, pois para mim ela é a melhor entre as de 750W

Acabei achando uma por um preço muito bom, mas estou com uma duvida.

O cooler dessa XFX 750 B.E é cinza e não verde como tinha sido dito.Tratasse de um modelo novo ou ela não é legitima?

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Blind Faith, eu ainda não tinha ouvido falar de ventoinha cinza na XFX de 750W, mas a de 650W de fato está disponível nas duas cores. Está inclusive à venda na Guerra Digital, e se o Élcio vende, não pode ser fajuta, porque ele entende pra burro e só trabalha com coisas de primeiríssima.

Tem certeza que você não comprou a de 650W? Ou, se ainda não comprou, será que não puseram uma foto da de 650W por engano para ilustrar? O projeto da XFX de 650W é diferente e um pouco menos sofisticado (não apenas na potência menor), mas ainda é uma fonte de muito boa qualidade.

.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!