Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computex 2004 - 3º Dia


     49.364 visualizações    Feiras e eventos    0 comentários
Computex 2004 - 3º Dia

SiS

Em nossa conversa com a SiS, ela nos revelou seus planos para os seus futuros chipsets.

Para a plataforma Intel, os próximos lançamentos serão o SiS 656, no segundo semestre deste ano, aceitando tanto memórias DDR2-667 quanto DDR400. Já o SiS 656FX, que será lançado no final do ano, terá suporte somente a memórias DDR2, aceitando até o padrão DDR2-800. E o SiS 649, que também será lançado em meados deste ano, aceitará tanto memórias DDR2-533 quanto DDR-400. Em novembro é a vez do SiS 662, que terá vídeo on-board baseado no motor gráfico Mirage 1 (DirectX 7, portanto extremamente fraco), aceitando tanto memórias DDR2-667 quanto DDR400. Todos esses chipsets são baseados no novo barramento PCI Express, não aceitando o barramento AGP.

Computex 2004 - 3º Dia
Figura 112: Gigabyte GA-8S656M, baseada no SiS 656.

Já para a plataforma AMD Athlon 64, o próximo lançamento é o SiS 756, agora em julho, baseado no barramento PCI Express. Os demais lançamentos para a plataforma AMD Athlon 64 têm vídeo on-board. O SiS 760 é o próximo lançamento neste segmento, com barramento AGP e motor gráfico Mirage 2 (DirectX 8.1). Em outubro é a vez do SiS 760GX, baseado no motor gráfico Mirage 1 (DirectX 7), mas, em compensação, permitindo que a placa-mãe tenha uma memória de vídeo separada para o vídeo on-board, isto é, usando chips separados de memória em vez de "roubar" memória RAM do sistema. Esta técnica é chamada de LFB (Local Frame Buffer ou Memória de Vídeo Local), em contraste a técnica UMA (Unified Memory Architecture, Arquitetura de Memória Unificada, que usa parte da RAM como memória de vídeo). Em dezembro a SiS lançará o SiS 761GX, que é baseado no motor gráfico Mirage 1 (DirectX 7), mas baseado no barramento PCI Express e barramento externo de 2.000 MT/s (os outros são de 1.600 MT/s). E, finalmente, no início de 2005, será lançado o SiS 761, baseado no motor gráfico Mirage 3 (DirectX 9, finalmente) e com memória de vídeo a parte (LFB), como ocorre no SiS 760GX. Um diferencial deste chipset é que ele acessa a memória de vídeo a 128 bits (e não a 64 bits como o SiS 760GX). Este chipset também suporta o barramento externo de 2.000 MT/s e o PCI Express.

A má notícia é que a SiS não lançará nenhum novo chipset para a plataforma AMD soquete A, usado pelo Athlon XP e Duron, apontando o fim de novas placas-mães para esta plataforma no mercado. Em nossa opinião, o que ocorrerá é que, especialmente no Brasil, teremos os processadores Athlon XP e Duron ainda por muito tempo, mas usando placas que já conhecemos ou novos lançamentos usando chipsets que já temos no mercado hoje. Achamos pouco provável que estes processadores simplesmente sumam de uma hora para outra, ainda mais por conta do preço de se ter um micro baseado no Athlon 64, ainda caro para a maioria dos usuários brasileiros.

Acompanhando o lançamento dos chipsets mencionados, a SiS lançará ainda novos circuitos ponte sul. A ponte sul topo de linha será a SiS 966, com 10 portas USB 2.0, quatro portas ATA-133, quatro portas Serial ATA e suporte a até quatro slots PCI Express x1. Este circuito, por ser PCI Express, permite que a comunicação com o circuito ponte norte seja feita a até 2 GB/s (barramento que a SiS chama de MultiOL 2 G), em contraste com as demais pontes sul da SiS, que comunicam-se com a ponte norte a 1 GB/s. Esta ponte sul será lançada em outubro. A SiS 965 terá oito portas USB 2.0, quatro portas ATA-133, quatro portas Serial ATA, dois slots PCI Express x1 e rede on-board Gigabit Ethernet. Este circuito será lançado agora em junho. Já a ponte sul SiS 965L, que também será lançada agora em junho, terá oito portas USB 2.0, quatro portas ATA-133, duas portas Serial ATA e rede on-board de 100 Mbit/s.

Além disso, a SiS está lançando um chip controlador IDE, chamado SiS 180, com duas portas ATA-133 e duas portas Serial ATA.

A SiS esteve mostrando placas-mães de seus parceiros em seu estande. Pudemos conferir um modelo interessante da AsRock, chamado K8 Combo, que tem tanto um soquete 754 quanto um soquete 939, permitindo a instalação de qualquer modelo de Athlon 64. Esta placa é baseada no SiS 755FX. Como a AsRock não teve estande próprio na Computex (nem tampouco seus produtos foram expostos no estande da ASUS), mostramos abaixo esta curiosa placa-mãe.

Computex 2004 - 3º Dia
Figura 113: K8 Combo da AsRock, baseada no SiS 755FX.


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!