Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Por Dentro do Macintosh Plus


     23.705 visualizações    Outros    4 comentários
Por Dentro do Macintosh Plus

A Placa-Mãe

Com foi mencionado, o Macintosh 128K, o Macintosh 512K e o Macintosh Plus eram baseados no Motorola 68000, que era um microprocessador de 32 bits usando um barramento de dados de 16 bits e um barramento de endereço de 24 bits, permitindo o acesso a até 16 MB de memória.

A placa-mãe do Macintosh Plus foi claramente baseada na placa-mãe do Macintosh 512K, mas duas grandes modificações foram feitas. Primeiro, houve a adição de soquetes de memória SIMM-30, vindo originalmente com quatro módulos de memória de 256 kB instalados. Como o computador passou a usar módulos de memória em vez de ter chips de memória soldados na placa-mãe, você poderia substituir os quatro módulos de memória de 256 kB por dois módulos de 1 MB, para obter um computador com 2 MB de memória RAM, ou por quatro módulos de 1MB, para ter um computador com 4 MB de memória RAM (já que o processador 68000 usa um barramento de dados de 16 bits e cada soquete de memória SIMM-30 é uma unidade de oito bits, você terá que usar dois ou quatro módulos de memória; você não pode instalar um ou três módulos). Como já foi mencionado, em janeiro de 1988 a Apple passou a oferecer o Macintosh Plus com 2 MB ou 4 MB de memória RAM.

Ao instalar módulos de memória com mais de 256 kB, é necessário cortar uma das pernas do resistor R8 (nomeado “256K BIT”), ver Figura 14.

A segunda principal adição à placa-mãe do Macintosh Plus foi um controlador SCSI para a porta SCSI externa, o que foi obtido através de um controlador SCSI NCR 5380.

Outros chips disponíveis no Macintosh Plus eram os mesmos usados no Macintosh 128K e no Macintosh 512K, como o 6522 “Versatile Interace Adapter” (Adaptador de Interface Versátil, responsável pelas comunicações do mouse e teclado), o controlador de comunicações em série Z8530 (responsável pelas duas portas seriais) e o chip IWM (Integrated Woz Machine ou Máquina Woz Integrada), um circuito integrado personalizado responsável pelo controle da unidade de disquete. Ele também usava os mesmo seis chips PAL (Programmable Array Logic ou Arranjo Lógico Programável) chamados LAG (Linear Address Generator ou Gerador de Endereço Linear), TSM (Timing State Machine ou Máquina do Estado de Temporização), BMU0 e BMU1 (Bus Management Unit ou Unidade de Gerenciamento do Barramento), TSG (Timing Signal Generator ou Gerador de Sinais de Temporização) e ASG (Analog Sound Generator ou Gerador de Som Analógico).

Macintosh Plus
Figura 12: A placa-mãe do Macintosh Plus

Outros recursos herdados do Macintosh 128K e do Macintosh 512K foram os botões “reset” e de interrupção (localizados na parte superior direita na Figura 12; você pode vê-los melhor na Figura 14) voltado a programadores. No entanto, normalmente esses botões não tinham como serem acessados de fora do computador. Programadores poderiam comprar uma “tecla de interrupção” que era instalada nas ranhuras de ventilação localizadas do lado esquerdo do computador, permitindo o acesso a esses botões.

O número do modelo da placa-mãe do Macintosh Plus era “630-4122”.

Na Figura 13, você pode ver os quatro módulos de memória SIMM-30 de 256 KB que vinham com o Macintosh Plus.

Macintosh Plus
Figura 13: Módulos de memória

Macintosh Plus
Figura 14: Resistor que precisa ser cortado na instalação de módulos com mais de 256 kB


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

  • Administrador

Meu amigo, a AMD foi fundada em 1969.

AMD é uma das empresas fundadas por ex-funcionários da Fairchild, assim como a Intel. Antes de fabricar processadores, ela fabricada circuitos integrados de uso geral, assim como a Intel. A AMD só começou a fabricar microprocessadores em 1981, se não me engano, porque a IBM tinha como política não comprar peças de um único fornecedor, então a Intel teve de licenciar seus processadores para que outra empresa pudesse fabricá-los e eles pudessem vender seus processadores 8088 para a IBM. A empresa escolhida foi a AMD.

Mais informações: http://en.wikipedia.org/wiki/Jerry_Sanders_(businessman)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!