

Nos anos 1990, o mundo temia o emblemático Bug do Milênio (Y2K), que aconteceria na passagem do ano de 1999 para 2000. O problema afetaria programas mais antigos, escritos em linguagens como o COBOL, que traziam datas armazenadas com o número do ano representado apenas pelos seus dois dígitos finais. Diante disso, empresas e usuários, com receio de que os sistemas retornassem ao ano 1900, atualizaram software e hardware. Entretanto, na ocasião ocorreram apenas pequenas falhas, fáceis de serem corrigidas.
Agora, já existem muitas especulações sobre a próxima falha, chamada Bug do Milênio Unix, Y2K38, Y2.938K ou S2G, que pode fazer com que programas que usam o padrão POSIX/IEEE 1003, em que a data é calculada através do número de segundos ignorando os segundos bissextos desde o dia 1º de janeiro de 1970, utilizando variável de 32 bits (formato conhecido como timestamp), não consigam mais contar o tempo a partir de 2038.
Segundo informações, no dia 19 de janeiro de 2038, às 3 horas, 14 minutos e 5 segundos, no horário universal (UTC), os computadores que ainda estiverem usando variáveis de 32 bits não conseguirão lidar com a mudança de data, visto que terão atingido seu limite máximo de armazenamento de 2.147.483.647 segundos. Então, para continuar a contar os segundos, os valores começarão a ser armazenados em uma contagem negativa, a partir de -2.147.483.647 até zero.
Diante disso, não se sabe com exatidão como os sistemas se comportarão ao chegar no limite da contagem. Alguns podem continuar funcionando normalmente, porém com a data incorreta, e outros, que dependem da precisão de dados, parem de operar.
A solução mais viável para resolver o problema seria transformar o tipo de marcação de 32 bits para o sistema de 64 bits, uma vez que utiliza datas mais elásticas, adiando o erro para cerca de 292 bilhões de anos no futuro. Apesar disso, a mudança poderia prejudicar a compatibilidade binária de software. Muitos programas usados na operação de servidores Unix, Linux e suas variantes, como é o caso do MySQL, por exemplo, ainda usam variáveis de 32 bits para o armazenamento do valor do timestamp.
O Bug do Milênio custou mais de US$ 300 milhões para ser amenizado e estima-se que o Y2K38 custe muito mais.
-
14
-
1
-
3
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora