Ir ao conteúdo
A senha do Setup

No setup do micro você pode definir uma senha, que poderá ser solicitada sempre em que o micro for ligado. Essa opção é excelente para você manter bisbilhoteiros longe de seu micro, principalmente seu irmão caçula que resolve jogar aquele joguinho das minhocas assassinas quando você não está e sai mexendo em seu micro...

Para aqueles que não sabem, o setup do micro é geralmente chamado pressionando-se a tecla Del durante a contagem de memória. A senha é definida na opção "Change Password". Para desabilitar a senha, basta entrar uma senha "em branco", pressionando a tecla Enter. No setup avançado (Advanced Setup), você pode definir, através da opção "Password Checking Option" (ou "Security Option", dependendo do micro), quando a senha será solicitada: toda a vez em que o micro for ligado (opção "System" ou "Always") ou se somente quando o usuário tentar entrar no setup (opção "Setup"). Essa segunda opção é excelente para proteger o setup do micro em locais onde existam muitos engraçadinhos que gostam de fuçar o setup mas precisam ter, ao mesmo tempo, acesso ao equipamento - como em cursos de informática, por exemplo.

Socorro! Qual era a senha!?!

Muitos usuários nos escrevem perguntando como fazer para "burlar" a senha do setup. Em muitos casos, lojas de informática vendem micros com senha no setup para evitar que o usuário faça alguma bobagem, desconfigurando o micro sem querer. Em outros casos, o usuário acaba esquecendo a senha configurada.

Seja qual for o seu caso, há como facilmente eliminar a senha do setup. Vejamos como.

Se a senha é solicitada somente quando tentamos entrar no setup e o micro carrega o sistema operacional normalmente, a maneira mais fácil de eliminar a senha do setup é através do comando Debug do MS-DOS. No caso do Windows 9x, basta abrir uma janela DOS através do ícone Prompt do MS-DOS e chamar o Debug. Abaixo estão os comandos que deverão ser entrados:

debug 
-o 70 e2 
-o 71 ff 
-q 

Por outro lado, se a senha é solicitada sempre que o micro é ligado e você não consegue nem carregar o sistema operacional, você precisará adotar uma atitude mais drástica. Na placa-mãe do micro existe um jumper com a finalidade de descarregar o conteúdo da memória de configuração (CMOS). Esse jumper geralmente fica na parte traseira da placa-mãe e você deverá alterá-lo de posição com o micro desligado. Ligue o micro (talvez o micro nem ligue). Desligue o micro e retorne o jumper para sua posição original. O micro não irá mais solicitar a senha.

Outra alternativa é o uso do programa KillCMOS, disponível aqui.

Nota: o KillCMOS é identificado como arquivo malicioso por muitos programas antivírus, visto que ele apaga o conteúdo da memória CMOS. 

Seja qual for a medida tomada, atenção: todos os procedimentos descritos descarregam por completo o conteúdo da memória de configuração (CMOS) do micro. Isso significa que você precisará reconfigurar o setup após o procedimento de anulação de senha. Se você não souber configurar o setup, é melhor não seguir a dica apresentada hoje. Nesse caso, o melhor é procurar algum profissional da área de manutenção e configuração de micros para lhe ajudar.


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!