
BIOS – Uma Breve Recapitulação
A BIOS (Basic Input/Output System) é o primeiro software a ser executado quando o PC é ligado. A função da BIOS se concentra principalmente na configuração do hardware de inicialização e na identificação de periféricos.
Mais recentemente, as atualizações da BIOS têm permitido código atualizado seja gravado nos chips de hardware para oferecer suporte a novos processadores e periféricos que antes não eram detectáveis. Isso beneficia os usuários ao manter atualizado o hardware existente e oferecer suporte a novos padrões de codificação ou métodos de detecção.
A maior característica da BIOS é a capacidade de manipular e alterar as principais configurações do sistema para atender a necessidades individuais. Foi assim também que o overclocking viu seu nascimento. Ao ajustar os computadores para taxas de clock mais altas do que as predefinições de fábrica, os usuários puderam forçar o sistema a atingir um novo patamar e obter um aumento significativo de desempenho.
Os entusiastas começaram a perseguir os fabricantes de placas-mãe que ofereciam tantos recursos avançados quanto possível para overclocking, como por exemplo ajustes de tensão (o que poderia comprometer a estabilidade do sistema). Isto fez com que a BIOS se tornasse uma ferramenta bastante comercial e um importante diferencial entre o que as placas mais sofisticadas poderiam fazer em relação às suas concorrentes mais baratas. No entanto, a BIOS está chegando aos 30 anos e o desgaste começa a ser perceptível.
Para início de conversa, ela apresenta somente 1.024 KB de espaço de execução. Isso é extremamente limitante em um mundo onde gigabits de dados são transferidos ao mesmo tempo e a tendência é ficar ainda mais rápido, com os dispositivos e a conectividade de próxima geração.
Há problemas também na inicialização de dispositivos. A abundância de periféricos e controladores onboard torna o processo de inicialização mais demorado por causa do espaço limitado de instruções e da falta de otimização.
Em uma escala maior, a segurança tem sido um grande problema no mundo da computação e a BIOS é um dos grandes culpados em termos de gestão e segurança de sistemas. Antes de inicializar o sistema operacional, não medidas internas de solução de problemas ou de segurança aprofundada. A BIOS só fornece a funcionalidade básica de senha que exige a instalação de softwares adicionais para monitorar e proteger os PCs remotamente.
Estas questões fundamentais têm sido negligenciadas em favor de outras tecnologias, e é chegado o momento de abordá-las.
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora