Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Arquitetura Plug and Play


     92.141 visualizações    Placas-mãe    0 comentários
Arquitetura Plug and Play

Device-Drivers

Basicamente, a diferença entre desenvolver um device-driver comum e um device-driver plug and play é deixá-lo prevenido contra reconfigurações por parte do sistema operacional. Isto pode ser traduzido por alguns procedimentos de software que se resumem aos recursos exigidos pelo device-driver ficarem sob custódia do sistema operacional (isto para que eles possam ser gerenciados dinamicamente).

Detalhando um pouco mais tal custódia, o device-driver, no instante de seu registro ou instalação, retorna ao sistema operacional um endereço de uma rotina, contida no device-driver, do tipo call-back (como o procedimento de janela ou de caixa de diálogo). Com isso, fica permitida a troca de mensagens entre o sistema operacional e o device-driver. Inclusive, fica o device-driver obrigado a responder a todas as mensagens de reconfiguração enviadas pelo sistema operacional.

A Figura 2 ilustra uma seqüência de comandos que devem estar contidos no código desenvolvido para o device-driver plug and play.

/* variáveis globais do device-driver */
unsigned int interrupção, endereço_base;
  
/* subrotina que recebe as ordens de reconfiguração */
LRESULT CALLBACK device_driver_reconfig( ... )     {
       ...
/* identifica mensagem de reconfiguração */
       ... 
/* altera variáveis globais */
interrupção = ...;
endereço_base = ...; 
altera_manipulador_vetor_interrupção( ... );
      ...
}
  
/* rotinas de acesso ao periférico */
void envia_dado (int dado)    {
outp (endreço_base, dado);      }
  ...  

Figura 2: Exemplo de uma arquitetura de device-driver, contendo a subrotina que intercepta as ordens de reconfiguração e subrotinas de acesso genérico ao periférico.

Concluindo, o processo de configuração de recursos é realizado em duas situações: primeira, por parte da BIOS, durante a inicialização do computador, naturalmente, fazendo parte do POST (Power On Self Test) e, segundo, em tempo de execução, sob gerenciamento do sistema operacional.


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...