Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  

ISA Plug and Play

       
 56.088 Visualizações    Artigo  
 0 comentários

Aprenda sobre o funcionamento do barramento ISA Plug and Play.

ISA Plug and Play

Introdução

O barramento ISA, apesar das limitações técnicas de sua especificação (16 bits e 8MHz de clock), permite que se projetem placas de expansão simples, baratas e que oferecem desempenhos suficientes para determinados periféricos, como placas fax-modem, placas de som e portas de comunicação serial e paralela.

Contudo, frente ao modismo plug and play, surgiu a necessidade de estabelecer-se um modelo que permitisse a configuração dinâmica dos recursos de hardware para as placas ISA. Vale observar que o arranjo de sinais elétricos do barramento que é usado pelas placas ISA plug and play é o mesmo que o especificado pela IBM, em 1984, por ocasião do projeto do PC AT.

O modelo ISA plug and play requer que todos os adaptadores ISA instalados respondam aos ciclos de I/O para três registradores: o registrador de endereços (279h, só para escrita), o registrador de escrita (A79h, só para escrita) e o registrador de leitura (programável entre 203h e 3FFh, só para leitura). Por estes registradores, o adaptador (placa) é programado para estar em um dos 4 estados de operação: Espera por Chave, Sleep, Isolamento ou Configuração.

Basicamente, o estado de Espera por Chave é aquele em que a placa está pronta para operação, ou seja, apta para trocar informações com os aplicativos ou device-drivers. Nos outros três estados, todos os dispositivos lógicos implementados são desconectados eletricamente do barramento para que se efetue o processo de configuração de recursos.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Artigos similares


Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×