![Entendendo Todas as Configurações de Tensão da Placa-mãe Entendendo Todas as Configurações de Tensão da Placa-mãe](https://www.clubedohardware.com.br/uploads/cms/oldcmsimages/novoicone_1985.jpg)
![Gabriel Torres](https://www.clubedohardware.com.br/uploads/members/monthly_2019_03/gt_avatar_2019.thumb.jpg.f43d0e6b89160051de8d96e650cd2650.jpg)
Processadores AMD
Os processadores da AMD fazem uso das seguintes tensões (os nomes abaixo são “oficiais” definidos pela AMD):
- VDD: Esta é a tensão principal do processador, que também pode ser chamada extra-oficialmente de Vcore. Normalmente quando dizemos “tensão do processador” estamos nos referindo à tensão VDD. A opção que muda esta tensão estará listada no menu de configuração da placa-mãe como “CPU Vcore”, “CPU Offset Voltage”, “CPU Voltage at Next Boot”, “CPU Vcore 7-Shift”, “Processor Voltage” ou “APU-Core Over Voltage”.
- VDDNB: Esta é a tensão usada pelo controlador de memória integrado no processador, pelo controlador HyperTransport do processador e pelo cache de memória L3 do processador (se disponível). Esses componentes são coletivamente chamados “NB” ou “North Bridge” ou “Ponte Norte” pela AMD. O problema é que um dos circuitos integrados do chipset da placa-mãe também pode ser chamado “NB” ou “North Bridge” ou “Ponte Norte”, e a maioria dos usuários se perde ao tentar descobrir o que realmente deve ser configurado quando a opção “NB” está disponível. Por isso teremos de explicar esse assunto em mais detalhes abaixo. Nos processadores AMD até o soquete AM2 as tensões VDD e VDDNB são as mesmas. A partir dos processadores soquete AM2+ a AMD começou a usar tensões separadas para o processador e para o controlador de memória (a AMD chama isto de “split plane” ou “Dual Dynamic Power Management”).
- VDDA: Esta é a tensão usada pelo circuito multiplicador de clock do processador, também chamado PLL (Phase-Locked Loop). Esta tensão pode ser alterada através das opções “CPU VDDA Voltage” ou “CPU PLL Voltage”, e normalmente apenas placas-mães topo de linha possuem esta opção.
- VDDP: Nas “APUs” da AMD (processadores com controlador de vídeo integrado), a placa-mãe pode ter uma opção para você configurar a tensão do controlador de vídeo, chamada “VDDP Voltage”, “IGD Voltage” ou “IGP Voltage”.
- VDDIO: Esta é a tensão usada pelos sinais do barramento da memória. O JEDEC (organização que padroniza as memórias) chama esta tensão de SSTL (Stub Series Termination Logic). Esta é a famosa configuração da “tensão da memória” que pode ser encontrada com diferentes nomes tais como “DIMM Voltage”, “DRAM Voltage”, “Memory Over-Voltage”, “VDIMM Select”, “Memory Voltage”, “DDR PHY”, etc. O valor padrão desta opção é 1,8 V para memórias DDR2 (SSTL_1.8) ou 1,5 V para memórias DDR3 (SSTL_1.5).
- VTT: Tensão usada para alimentar os terminadores resistivos dentro dos chips de memória. Por padrão ela é configurada como metade da tensão VDDIO. Preste atenção pois os processadores da Intel têm uma tensão chamada VTT que tem significado e utilização diferentes.
- MEMVREF: Esta é a tensão de referência da memória, que “configura” tanto o processador quanto o módulo de memória com o nível de tensão que separa o que é considerado “0” do que é considerado “1”, ou seja, tensões encontradas no barramento da memória abaixo da MEMVREF são consideradas “0” e tensões acima deste nível são consideradas “1”. Por padrão este nível de tensão é metade (também chamada 0.500x) da tensão VDDIO, mas algumas placas-mães permitem que você mude este valor, normalmente através de duas opções, “DRAM Ctrl Ref Voltage” (para as linhas de controle do barramento da memória; o nome oficial do JEDEC para esta tensão é VREFCA) e “DRAM Ctrl Data Ref Voltage” (para as linhas de dados do barramento da memória; o nome oficial do JEDEC para esta tensão é VREFDQ). Essas opções são configuradas como um multiplicador, por exemplo “0.395x” significa que a tensão de referência será 0,395 multiplicado pelo valor da tensão VDDIO.
- VLDT: Tensão usada pelos barramentos HyperTransport do processador. Esta tensão é referenciada como “HT Voltage”, “HT Over-Voltage”, “NB/HT Voltage” e nomes similares. O valor padrão desta opção é 1,2 V.
- Tensão do controlador PCI Express: Nas “APUs” da AMD (processadores com controlador de vídeo integrado), o processador tem um controlador PCI Express, que é usado para conectar o processador à uma placa de vídeo externa. Algumas placas-mãe tem uma opção para você configurar a tensão das pistas PCI Express controladas pelo processador, através de uma opção chamada “APU PCI-E Over Voltage” ou similar. Lembre-se que o chipset também controla mais pistas PCI Express, e a placa-mãe pode ter um ajuste de tensão separado para essas pistas.
O desafio em placas-mães para processadores AMD é descobrir o que “NB” significa dentro das opções de configuração de tensão. Como explicamos, “NB” pode significar a ponte norte (controlador de memória, controlador HyperTransport e cache L3, se presente) dentro do processador ou o circuito integrado ponte norte do chipset. Existem alguns macetes para descobrir isto.
Se “NB” estiver escrito junto com “CPU”, “APU” ou “Processor”, então a opção é para configurar a tensão VDDNB do processador. Por exemplo: “CPU/NB Voltage”, “CPU NB Over Voltage”, “CPU/NB Offset Voltage”, “Processor-NB Voltage” e “APU-NB Over Voltage”.
Se há apenas uma opção de tensão usando o nome “NB”, então ela é provavelmente para configurar a tensão VDDNB.
Se existem mais opções de tensão usando o termo “NB” e a placa-mãe tem ainda uma opção chamada “CPU/NB Voltage”, essas outras opções são para o chipset, e não para o processador. Para um exemplo real considere uma placa-mãe que tem essas três opções: “CPU/NB Voltage”, “NB Voltage” e “NB 1.8 V Voltage”. A primeira opção refere-se a linha VDDNB do processador (controlador de memória, interface HyperTransport e cache L3), enquanto que as outras duas referem-se ao chipset da placa-mãe.
As tensões padrões variam dependendo do processador. Uma das primeiras coisas que você deve fazer antes de tentar mudar as opções de tensão é descobrir quais são os valores padrões para o seu processador. Isto pode ser encontrado em um documento da AMD chamado “Power and Thermal Data Sheet”, que tem uma versão para cada família de processador.
-
2
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora