Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-mãe Intel DZ87KLT-75K


     52.518 visualizações    Placas-mãe    6 comentários
Placa-mãe Intel DZ87KLT-75K

Periféricos On-Board

O chipset Intel Z87 é uma solução de apenas um chip, também conhecido como PCH (Platform Controller Hub ou Hub Controlador de Plataforma). Esse chip suporta seis portas SATA-600, suportando RAID (0, 1, 10 e 5). Esta placa-mãe apresenta duas portas SATA-600 adicionais, controladas por um chip ASMedia ASM1061. Todas as portas estão localizadas na borda da placa-mãe e são rotacionadas a 90°, de modo que as placas de vídeo não as obstruam.

O slot Mini PCI Express está conectado a uma das portas SATA-600 controlada pelo chipset, mas a documentação técnica oferecida pelo website da Intel não diz qual.

Intel DZ87KLT-75K
Figura 6: As duas portas SATA-600 controladas pelo chip ASMedia (cinza) e as seis portas SATA-600 controladas pelo chipset

O chipset Intel Z87 suporta 14 portas USB 2.0 e seis portas USB 3.0. A Intel DZ87KLT-75K oferece oito portas USB 2.0, duas localizadas no painel traseiro da placa-mãe e seis disponíveis através de três conectores localizados na placa-mãe, e oito portas USB 3.0, duas disponíveis através de um conector (ligadas diretamente ao chipset) e seis localizadas no painel traseiro da placa-mãe (conectadas a duas portas USB 3.0 do chipset através de dois chips concentradores Genesys Logic GL3520).

A Intel DZ87KLT-75K vem com duas portas FireWire, uma no painel traseiro da placa-mãe e outra disponível através de conector. Ambas são controladas por um chip Texas Instruments TSB43AB22A.

Esta placa-mãe suporta áudio no formato 7.1+2, ou seja, oito canais além de dois canais independentes para streaming de áudio. Nessa placa-mãe, o áudio é gerado pelo chipset usando um codec Realtek ALC898, que é um produto topo de linha, apresentando uma relação sinal/ruído impressionante, de 110 dB para as saídas analógicas, 104 dB para as entradas analógicas e taxa de amostragem de até 192 kHz para as entradas e saídas, com resolução de 24 bits. Isso significa que, com esta placa-mãe, você será capaz de capturar e editar áudio analógico (por exemplo, converter LP para CD ou MP3, VHS para DVD ou qualquer outro tipo de formato digital) sem adicionar ruído de fundo.

As saídas de áudio analógico são independentes somente se você usar um conjunto de caixas de som 5.1. Se você usar uma conjunto de caixas de som analógico 7.1, você deverá usar os conectores “line in” (azul) ou “mic in” (rosa) para as duas caixas de som adicionais.

A placa-mãe vem com uma saída SPDIF on-board. Ela também apresenta um conector de três pinos rotulado “SPDIFO”, no qual você pode instalar um adaptador para ter uma saída coaxial SPDIF ou para conectar um cabo a placas de vídeo antigas que requerem uma conexão física para ter áudio nas suas saídas HDMI.

Um dos destaques dessa placa-mãe é a presença de uma porta Thunderbolt, que é controlada por um chip Intel DSL4410. Essa porta também opera como um conector Mini DisplayPort.

Esta placa-mãe tem duas portas Gigabit Ethernet, uma controlada por um chip Intel i210 (“6K467101JW”) e outra controlada por um chip Intel I217-V.

Na Figura 7, você pode ver o painel traseiro da placa-mãe com um conector PS/2 compartilhado para teclado e mouse, duas portas USB 2.0, um botão externo “clear CMOS”, uma porta FireWire, seis portas USB 3.0, duas portas Gigabit Ethernet, uma saída HDMI, uma saída SPDIF óptica, os conectores de áudio analógico e a porta Thunderbolt.

Intel DZ87KLT-75K
Figura 7: Painel traseiro da placa-mãe


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Uau!! Belíssima mobo! Contrariando notícias de que a INTEL estaria se retirando do mercado de placas-mãe...

O anuncio da retirada ainda pode ser lido aqui:

Hoje, a Intel fez uma sóbria, mas não totalmente inesperado anúncio: ao longo dos próximos 3 anos Intel será desacelerando seu próprio negócio motherboard desktop. Intel continuará a fornecer chipsets desktop para uso por 3 fabricantes de motherboards partido como ASUS, Gigabyte e ASRock, mas depois de 2013, deixarão de produzir e vender seus próprios desktops MITX / mATX / ATX projetos no canal. Veremos motherboards Haswell do grupo, mas que será o último torneio oficial. Intel vai parar o desenvolvimento de placas-mãe de desktop uma vez que o lançamento do Haswell está concluída. Todas as placas da Intel, incluindo os próximos motherboards Haswell, trará uma garantia completa e será apoiado pela Intel durante esse período. (...)

http://www.anandtech.com/show/6685/the-end-of-an-era-intels-desktop-motherboard-business-to-ramp-down-over-next-3-years

http://www.pcworld.com/article/2025926/intel-exits-the-desktop-motherboard-business-to-focus-on-new-form-factors.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!