Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  

Placa-Mãe MSI K8T Neo

       
 65.255 Visualizações    Testes  
 11 comentários

Testes realizados com a Placa-mãe MSI K8T Neo, baseada no chipset VIA K8T800, para a plataforma soquete 754.

Placa-Mãe MSI K8T Neo
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

Finalmente estamos começando a nossa rodada de testes de placas-mães para o novo processador da AMD, o Athlon64. Estas placas-mães usam um novo soquete, de 754 pinos, e há uma diferença fundamental entre a arquitetura das placas soquete 754 e das placas-mães de outras gerações. O processador Athlon64 possui integrado o controlador de memória. Em placas-mães para todos os outros processadores, este dispositivo estava no chipset, integrado no circuito ponte norte. Trocando em miúdos, o chipset usado por placas-mães soquete 754 não influi no desempenho no acesso à memória, o que significa que placas-mães soquete 754 devem obter desempenhos muito similares entre si. Veremos em nossos testes se isto realmente ocorre ou não.

Por conta disso, a capacidade máxima de memória e o tipo de memória que a placa-mãe aceita dependem do processador, e não mais do chipset.

Começamos esta nova rodada de testes de placas-mães soquete 754 testando a K8T Neo da MSI, que é baseada no chipset VIA K8T800 e internamente chamada pela MSI de MS-6702. O grande diferencial desta placa-mãe sobre as suas concorrentes é o recurso de overclock dinâmico, que foi introduzido na placa-mãe 865PE Neo 2, que já testamos.

Placa-Mãe MSI K8T Neo
Figura 1: Placa-mãe MSI K8T Neo.

O recurso de overclock dinâmico é controlado pelo chip Core Cell da MSI e faz com que o clock externo seja aumentado de acordo com a demanda. O nível de overclock é configurado no setup e pode ser escolhido um dos seguintes níveis: soldado (1%), sargento (3%), capitão (5%), coronel (7%) e general (10%). Nós fizemos também testes específicos deste recurso, de forma a verificarmos o quanto o recurso de overclock dinâmico traz de vantagem para aqueles que optarem por comprar esta placa-mãe.

Placa-Mãe MSI K8T Neo
Figura 2: Chip Core Cell da MSI K8T Neo, responsável pelo overclock dinâmico.

Por falar em overclock, a MSI colocou dissipadores de calor nos transistores MOSFET do circuito regulador de voltagem, como você pode conferir na Figura 3.

Placa-Mãe MSI K8T Neo
Figura 3: Dissipadores de calor sobre os transistores do regulador de voltagem.

Recursos adicionais é o que não faltam na K8T. Ela tem duas portas Serial ATA controladas pelo chipset (mais especificamente pela ponte sul VIA VT8237) e mais duas portas Serial ATA controladas pelo chip Promise PDC20378. Este chip controla também uma porta IDE ATA-133 RAID extra. Ou seja, quatro portas serial ATA e três portas ATA-133 no total.

Placa-Mãe MSI K8T Neo
Figura 4: Ponte sul VT8237 (acima) com suas duas portas serial ATA ao lado, e chip Promise PDC20378 com suas duas portas serial ATA e porta IDE ATA-133.

Esta placa-mãe tem rede on-board Gigabit Ethernet controlada pelo novo chip Realtek RTL8110S. O som on-board é produzido pelo chipset em conjunto com o codec Realtek ALC655, que tem resolução de 16 bits e relação sinal/ruído de 90 dB. Bom chip, mas a MSI poderia ter usado o ALC650 (resolução de 18 bits) ou o novo ALC658, que tem relação sinal/ruído de 100 dB. Isto porque esta placa-mãe é claramente voltada para quem curte áudio. Nela, todos os conectores do áudio on-board são soldados diretamente sobre a placa-mãe, incluindo saídas SPDIF óptica e coaxial.

Há três vantagens nos conectores do áudio on-board estarem todos presentes e soldados sobre a própria placa-mãe. Primeiro, em placas onde não há saídas separadas para o canal central e de subwoofer, é usada a saída do microfone e você não pode usar o microfone ao mesmo tempo em que usa estes canais (além da chateação que é ter de ficar trocando plugues atrás do micro). A segunda vantagem é uma melhor dissipação térmica, já que no gabinete haverá menos cabos e plugues "pendurados". A terceira vantagem é que você não "mata" slots PCI. Normalmente quando usamos cabos adaptadores presos ao gabinete, "matamos" o slot PCI localizado em frente à ranhura que escolhemos.

Placa-Mãe MSI K8T Neo
Figura 5: Conectores do som on-board são soldados sobre a placa-mãe.

Na Figura 5 você pode observar também que as portas FireWire da K8T da MSI também são soldadas diretamente sobre a placa-mãe (uma usa o plugue tradicional e outra usa o plugue miniatura), trazendo também as vantagens de melhor dissipação térmica e de não "matar" slots PCI. As portas FireWire são controladas pelo chip VIA VT6307.

A placa tem também oito portas USB 2.0, sendo que quatro soldadas sobre a placa-mãe e duas através de cabo adaptador que acompanha a placa-mãe. Duas ficam sobrando e podem ser usadas em gabinetes que tenham portas USB frontais. O adaptador da MSI que acompanha a K8T é o D-Bracket2, que tem LEDs de diagnóstico POST, que você confere na Figura 6. Uma das portas USB deste adaptador vem selada, mas você pode remover este adesivo caso não esteja usando o adaptador BlueTooth da MSI.

Placa-Mãe MSI K8T Neo
Figura 6: Adaptador D-Bracket2.

Esta placa-mãe tem ainda os conectores do painel frontal coloridos, facilitando a identificação dos plugues do gabinete na hora de montar o micro (ver Figura 4). Pena que cada fabricante usa um padrão de cores próprio, por isto você deve tomar cuidado (por exemplo, o plugue da chave liga-desliga é vermelho nas placas da Gigabyte e preto nas placas da MSI).

O CD desta placa-mãe vem com os drivers e utilitários da própria MSI. A nossa metodologia de testes inclui a atualização do BIOS da placa-mãe para a última versão disponível. No dia em que fizemos os testes, não havia link para download de BIOS de placas-mães soquete 754. Resolvemos, então, testar o software LiveUpdate da MSI, que funcionou maravilhosamente bem. Este software verifica se você tem as versões mais recentes de drivers e BIOS e atualiza tudo de forma automática para você. Em nosso caso, o software baixou e atualizou o BIOS da versão 1.0 de 15 de agosto de 2003 para a versão 1.1 de 24 de outubro de 2003 sem problemas – mesmo este BIOS não existindo na página da MSI.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Artigos similares


Comentários de usuários


Olá gostaria de saber se essa placa-mãe já esta velha para os dias de hoje(2005) se eu fosse comprar ou continua valendo as mesmas coisas ditas no teste?

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Postado Originalmente por jehanmax@05 de junho de 2005, 19:54

<_< Essa placa tem o mesmo desempenho de uma ASUS K8V SE DELUXE? :help:

Sim, como em todas as placas mãe da plataforma K8 ,o desempenho é quase o mesmo, devido ao controlador de memória integrado no próprio processador.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, eu comprei uma dessas na MASTER10 e posso me dizer satisfeito, alias, infelizmente, ela veio com um defeitinho, q eu ainda não sei c é nela mesmo.. fora o problema ela ta se saindo otima

Quando vou jogar ou fazer algo que use video fica dando umas travadinhas a cada curto intervalo de tempo, eu não sei agora c é configuração ou problema na placa, e eu ja testei em mais de uma vga, fonte, memoria, monitor.... alguem ai ja passou por isso?

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguem sabe me dizer a diferença entre a MSI K8T NEO e a MSI K8T NEO-V?

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas oia cara eu tenho a Neo-V e num e Mt boa não

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

placa-mãe muito bugada essa k8t neo da msi, vire e mexe encontro um bug... atualizei meu bios p/ uma versao q já não lembro + e meu teclado usb passou a ser reconhecido no windows hora sim hora não... tive q voltar p/ o bios + antigo p/ continuar a usar meu teclado usb, ao sair+ um bios atualizei pensando q talvez tenha sido resolvido o problema do teclado, bom foi sim, mais passou a não reconhecer + o driver da controladora sata... :naonao: , e as vezes travava na hora do boot, quer saber? o problema do driver sata eu ainda não resolvi, tive q instalar o windows xp na marra com uma imagem q mandei pro hd sata e olha q meu bios atualmente esta na ultima versao e hoje é dia 01/10/05, q alias é outro problema, a msi demora mt pra atualizar o bios dessa placa-mãe, mesmo com tantos bugs, de tantos problemas porque não logo comprar outro modelo ou de outra marca??? é isso q fiz..., p/ aqueles q não sao estão exigentes... será talvez ate uma boa placa-mãe, + p/ aqueles q mexem mt e gostam de usar o maximo doq tem, então fujam dela...

Ps: A minha teve um final tragico de ter parado de funcionar do dia p/ a noite sem solucao vantajosa.

Só p adicionar, peguei + 3 pcs com essa placa-mãe, ambas com + ou - 1 ano de vida, contando com a minha q tive sao 4 ao total, todas menos a minha apresentaram problemas parecidos, ligam normalmente, ficam extremamente lentas ao iniciar o windows, mesmo com todos os drivers instalados, agora incluindo a minha placa-mãe junto das outras 3, foram 4 com problemas na instalacao do xp em hds satas, algumas vezes instala com o disquete da controladora sata, hr não instala, todas tiveram problemas com teclados usbs em determinadas versões de bios, e todas quando novas não tiveram problemas com hds satas, somente agora apos 1 ano, mesmo com hds zeros! Poucos bugs não? rs, tivemos outras q vendemos por aqui, agora vem o preju.... espero q tenha sido coincidencias ....

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente ela tem muitos bugs...

A minha só reconhece 256MB PC3200 de 512MB da Kingston. Vou tentar atualizar essa bios pra ver se dá jeito...

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estou tendo problemas com essa placa em um pc, as portas usbs pra mim funcionavam beleza, a impressora, webcam, maquina digital, tudo funcional, mas agora comprei uma pendrive Kingston e não esta funcionando corretamente em nenhuma porta, pensei de inicio que seria a pendrive, mas testei ela em outros computadores e ela funciona normal. Vamos ao problema, todas as 8 portas da placa reconhecem a pendrive e o windows instala o drive pra ela e tal, ate ai tudo muito normal, mas quando salvo algum arquivo nela o arquivo fica corrompido, as vezes na mesma hora, as vezes depois de um tempo que o desconectei e reconecto, tudo que é gravado a partir deste pc na pen fica corrompido, alguem tem ideia do que pode ser? Experimentei um HD externo nela e também ficou corrompido os dados que gravei nesse HD, como os da pendrive, formatei o windows, atualizei a bios e nada ate agora, se alguem souber me responta urgente por favor!

Obrigado!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma dessa também...

Mor ######, esse fim de semana, parou de funcionar a controladora sata promise.... não adianta, já atualizei tudo essa porcaria, e meu hd de 160 da seagate tá parado...

fora, q a memoria ram, funciona normal, mas com 2 pentes, tenho q baixar a freqüência pra 333, sendo q os pentes sao 512 kingstone, senao, fica travando o pc...

Se alguem souber como resolver esses problemas com serial ata, avisem por favor..

não tem mais a opcao da controladora promise no setup, e a do chipset da VIA, não consegue achar o HD...

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×