Introdução
Capacitores eletrolíticos de baixa qualidade podem vazar, estufar ou explodir, danificando a sua placa-mãe. Neste tutorial, explicamos porque esse problema ocorre e damos dicas sobre como identificar capacitores de melhor qualidade.
Veja o problema causado por capacitores de baixa qualidade nas Figuras 1 a 4. Basicamente, o capacitor começa estufando (Figura 1), até um ponto em que sua “tampa” metálica superior abre e o fluido eletrolítico começa a vazar (Figura 2). Em casos extremos, a abertura da tampa superior pode ocorrer de forma abrupta, o que faz com que o capacitor exploda, como ocorreu na Figura 3. Repare nesta figura como o capacitor do meio está aberto, com seu interior à mostra, com parte de seu material interno tendo ficado com uma consistência parecida com a de uma lã. Já presenciamos também capacitores que vazaram por sua parte “de baixo” (perto de seus terminais), corroendo a placa-mãe. É o caso dos capacitores da Figura 4.
Figura 1: capacitores estufados
Figura 2: capacitores estufados, começando a vazar
Figura 3: capacitor que explodiu
Figura 4: capacitores que vazaram, corroendo a placa-mãe
Se você se deparar com uma situação como essa, pode facilmente substituir os capacitores, tarefa que qualquer técnico em eletrônica é capaz de efetuar e, portanto, não falta mão de obra especializada no mercado.
Antes de falamos sobre os tipos de capacitor eletrolítico que você poderá encontrar em placas-mãe e fontes de alimentação, vamos explicar porque os problemas de vazamento, estufamento e explosão ocorrem.
- 2
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora