Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  

Visita à Fábrica da ABIT em SuZhou, China

       
 55.984 Visualizações    Artigo  
 0 comentários

Confira como foi nossa visita à fabrica da ABIT em SuZhou, China.

Visita à Fábrica da ABIT em SuZhou, China
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Fábrica da ABIT (Rolly) - Continuação

No caso da ABIT, após o término da linha SMD, uma máquina faz o controle de qualidade visual. Não são todas as fábricas que dispõem deste aparelho. Esta máquina é programada para inspecionar, visualmente, determinados pontos da placa-mãe. Caso o ponto não esteja bem soldado, por exemplo, a máquina acusa e a placa é encaminhada para uma das funcionárias para a correção de erros. Normalmente em linhas de produção são usadas mulheres, pois já foi comprovado em pesquisas que mulheres acham erros com mais facilidade do que os homens. Além da inspeção visual por máquina, a inspeção manual por uma funcionária continua existindo.

Visita à Fábrica da ABIT em SuZhou, China
Figura 11: Controle de qualidade visual.

Após o término do controle de qualidade da linha SMD, a placa segue para a linha de inserção manual, também chamada DIP. Nesta linha são inseridos os componentes maiores, que requerem solda convencional, como soquetes, conectores, capacitores eletrolíticos, slots, etc. A placa segue em uma esteira que corre em frente a vários funcionários. Cada funcionário é responsável pela inserção de um componente. A placa segue pela linha até que todos os componentes sejam inseridos. Em seguida, a placa segue para o seu banho de solda, onde ela entra em uma máquina soldadora automática onde o seu lado da solda é banhado por solda e os componentes saem da máquina automaticamente soldados. Em seguida, a equipe do controle de qualidade entra em ação conferindo se todas as soldas ficaram perfeitas ou não. Em seguida, funcionários instalam o BIOS, a bateria e o dissipador de calor do chipset, e eventualmente outros componentes que não podem ser instalados antes da máquina de solda. Por fim, Após esta etapa, a placa está pronta para uso.

Visita à Fábrica da ABIT em SuZhou, China
Figura 12: Detalhe de uma das linhas de inserção manual da ABIT.

Visita à Fábrica da ABIT em SuZhou, China
Figura 13: Funcionária programando os chips do BIOS. Este processo ocorre em outra área.

Visita à Fábrica da ABIT em SuZhou, China
Figura 14: Funcionários instalando o chip do BIOS e aplicando a pasta térmica sobre o chipset.

Estando a placa fabricada, a próxima etapa é o seu teste funcional, naturalmente. Neste teste, a placa-mãe é ligada e todos os seus componentes são testados. Este é um teste obrigatório e todas as placas são testadas.

Visita à Fábrica da ABIT em SuZhou, China
Figura 15: Baias onde as placas recém fabricadas são testadas uma a uma.

O que ocorre após o teste funcional da placa varia de fabricante para fabricante. Vale a pena explicarmos melhor o que ocorre na ABIT.

Editado por Gabriel Torres

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Artigos similares


Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×