

Fábrica da ABIT (Rolly) - Continuação
No caso da ABIT, após o término da linha SMD, uma máquina faz o controle de qualidade visual. Não são todas as fábricas que dispõem deste aparelho. Esta máquina é programada para inspecionar, visualmente, determinados pontos da placa-mãe. Caso o ponto não esteja bem soldado, por exemplo, a máquina acusa e a placa é encaminhada para uma das funcionárias para a correção de erros. Normalmente em linhas de produção são usadas mulheres, pois já foi comprovado em pesquisas que mulheres acham erros com mais facilidade do que os homens. Além da inspeção visual por máquina, a inspeção manual por uma funcionária continua existindo.
Figura 11: Controle de qualidade visual.
Após o término do controle de qualidade da linha SMD, a placa segue para a linha de inserção manual, também chamada DIP. Nesta linha são inseridos os componentes maiores, que requerem solda convencional, como soquetes, conectores, capacitores eletrolíticos, slots, etc. A placa segue em uma esteira que corre em frente a vários funcionários. Cada funcionário é responsável pela inserção de um componente. A placa segue pela linha até que todos os componentes sejam inseridos. Em seguida, a placa segue para o seu banho de solda, onde ela entra em uma máquina soldadora automática onde o seu lado da solda é banhado por solda e os componentes saem da máquina automaticamente soldados. Em seguida, a equipe do controle de qualidade entra em ação conferindo se todas as soldas ficaram perfeitas ou não. Em seguida, funcionários instalam o BIOS, a bateria e o dissipador de calor do chipset, e eventualmente outros componentes que não podem ser instalados antes da máquina de solda. Por fim, Após esta etapa, a placa está pronta para uso.
Figura 12: Detalhe de uma das linhas de inserção manual da ABIT.
Figura 13: Funcionária programando os chips do BIOS. Este processo ocorre em outra área.
Figura 14: Funcionários instalando o chip do BIOS e aplicando a pasta térmica sobre o chipset.
Estando a placa fabricada, a próxima etapa é o seu teste funcional, naturalmente. Neste teste, a placa-mãe é ligada e todos os seus componentes são testados. Este é um teste obrigatório e todas as placas são testadas.
Figura 15: Baias onde as placas recém fabricadas são testadas uma a uma.
O que ocorre após o teste funcional da placa varia de fabricante para fabricante. Vale a pena explicarmos melhor o que ocorre na ABIT.
Respostas recomendadas
Não há comentários para mostrar.
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora