Ir ao conteúdo
Visita à Fábrica da ABIT em SuZhou, China

Controle de Qualidade

Nós já visitamos várias fábricas de placas-mães, incluindo as fábricas da MSI, da Gigabyte e da ECS/PCChips, só para citarmos as mais importantes. De uma forma geral, todas as fábricas são iguais, já que o processo de produção é basicamente o mesmo. O que pode eventualmente variar de acordo com o fabricante é a quantidade de pontos onde as inspeções visuais são feitas durante o processo de fabricação.

O que a ABIT tem de realmente diferente para os outros fabricantes é a quantidade de testes efetuados ao longo do processo de fabricação. Normalmente os fabricantes fazem somente um teste funcional (verificam se a placa liga e rodam um programa de teste de hardware para testar todos os recursos da placa-mãe) e, eventualmente, um burn-in (deixam a placa-mãe ligada 24 horas). Por conta da demora no teste de burn-in, muitos fabricantes simplesmente não fazem mais este teste e aqueles que ainda o fazem efetuam o teste por amostragem, isto é, apenas algumas placas-mães são aleatoriamente escolhidas para serem testadas. Aliás, só vimos uma fábrica de placas-mães onde todas as placas passavam por burn-in e foi no Brasil (na Netgate, mas isso foi em outubro de 2000 e pode ser que o procedimento tenha sido alterado). Mas é claro que em uma fábrica que produz 3.000 placas-mães por mês isto é fácil de ser feito. Em uma fábrica que produz quase 1 milhão de placas por mês, isto torna-se quase impossível.

Então, na maioria das fábricas é assim que funciona: após o teste funcional algumas placas são sorteadas para ficarem em burn-in por 24 horas e o restante é imediatamente embalado. E c'est fini.

Dentro do processo da ABIT, entretanto, são efetuados seis testes após o teste funcional: compatibilidade, burn-in, ambiental, confiabilidade, vibração e queda. Estes testes são realizados por amostragem, isto é, somente algumas placas são testadas. Segundo eles, isto é suficiente para descobrirem eventuais falhas no processo de fabricação. Realmente nunca vimos uma fábrica com tantos testes.

No teste de compatibilidade, a ABIT testa 10 peças de cada modelo sendo fabricado por dia para ver como se comporta a compatibilidade do produto com vários sistemas operacionais e com peças de vários fabricantes (por exemplo, vários modelos de memórias de vários fabricantes), a fim de descobrir se existe algum conflito ou incompatibilidade com o produto que está sendo testado.

Visita à Fábrica da ABIT em SuZhou, China
Figura 16: Laboratório onde o teste de compatibilidade é executado.

O teste de burn-in da ABIT é por amostragem, testando 10 peças de cada modelo que está sendo fabricado por dia, rodando o Windows XP e rodando vários programas de testes na temperatura ambiente por 24 horas para ver se nenhum problema ocorre.

Visita à Fábrica da ABIT em SuZhou, China
Figura 17: Teste de burn-in em execução.

Já o teste que a ABIT chama de ambiental é algo que nunca vimos em nenhuma outra fábrica (ou, se existe nas outras fábricas que visitamos, não nos mostraram). Neste teste, a peça testada é colocada em funcionamento em uma câmara térmica que parece um forno gigante. Nesta câmara, a temperatura é baixada a 0 grau e depois aumentada até 40 graus, e a umidade relativa do ar é baixada a 0% e depois aumentada até 85%. Este teste roda durante 24 horas e ao final tem-se um relatório mostrando se a peça funcionou bem ou se apresentou problemas quando as características ambientais foram modificadas. Este, por precisar de câmaras especiais, é feito por amostragem e são testadas três peças de cada modelo sendo fabricado por dia.

Visita à Fábrica da ABIT em SuZhou, China
Figura 18: Câmara onde o teste ambiental é executado.

Visita à Fábrica da ABIT em SuZhou, China
Figura 19: Detalhe do display da câmara ambiental mostrando os testes já executados e o em execução.

O teste de confiabilidade é outro teste que nunca vimos em outra fábrica (ou, da mesma forma, se existe em outras fábricas que visitamos, ninguém nunca nos mostrou). Este teste consiste de um burn-in de 168 horas (ou seja, 7 dias consecutivos), com a peça rodando sob temperatura ambiente e rodando uma bateria de programas de testes. Este teste também é feito por amostragem, onde são testadas 10 placas por dia de cada modelo que está sendo fabricado.

O teste de vibração tem como objetivo simular o transporte das placas da ABIT na mais severas situações. O testador pega uma caixa contendo várias placas dentro devidamente embaladas e executa dois testes, de uma hora de duração cada. O primeiro teste é de freqüência variável, onde a caixa é sacudida em freqüências de 10 Hz a 60 Hz (ou seja, 10 sacudidas a 60 sacudidas por segundo), permanecendo em cada freqüência por 10 minutos. O segundo teste efetuado é o de freqüência fixa, onde a caixa fica balançando a 100 Hz por uma hora. 20 caixas de cada modelo por dia passam por este teste. Ao final de cada teste, a caixa é aberta para verificar se houve danos físicos nas caixas dos produtos e nos produtos em si e os produtos são testados para ver se estão funcionando adequadamente.

O último teste é o de queda, onde uma caixa contendo várias placas em suas respectivas embalagens é literalmente jogada no chão para ver o que acontece. Cada caixa é jogada ao chão de uma altura de 76 cm e o teste é feito para todos os seis lados da caixa. Após o término do teste, a caixa é aberta para verificar como ficou a aparência das caixas dos produtos e as placas são testadas para verificar se estão funcionando corretamente. Este teste é efetuado em 20 caixas de cada modelo que está sendo fabricado por dia.

Como podemos ver, aparentemente o controle de qualidade é o diferencial da ABIT. Onze porcento dos empregados da Rolly trabalham no controle de qualidade, enquanto, segundo a ABIT, na fábrica da ASUS este número é de 6%. Outro ponto positivo da ABIT que é importante destacar é que depois do problema de capacitores eletrolíticos estourando e vazando que afeta várias placas-mães – inclusive as da ABIT – eles passaram a só usar capacitores japoneses, mais caros mas que não sofrem deste problema.


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...