

Estado C1
Todos os processadores x86 têm uma instrução chamada “HLT” (“Halt” ou “Parar”), onde o processador fica “parado”, ocioso, sem fazer nada quando esta instrução é executada. O processador volta a funcionar após receber uma interrupção, que é um sinal de hardware que diz ao processador para parar o que está fazendo no momento e atender à solicitação do dispositivo de hardware que o interrompeu.
Como no modo “Parar” o processador está completamente ocioso, a Intel decidiu que seria uma excelente oportunidade para reduzir o consumo de energia do processador e por isso eles adicionaram o modo “Parar” ou “Parar Automático” (“Auto Halt”) – agora conhecido como o estado C1 – a partir do processador 486DX4. Todos os processadores após o 486DX4 da Intel e da AMD implementam este modo, e também a versão “SL Enhanced” do 486DX2.
Portanto após o programa executar uma instrução HLT, o processador entra em seu tradicional modo Parar, mas agora o clock interno do processador é desativado (apenas duas unidades dentro do processador continuam sendo alimentadas com o clock interno do processador: a unidade de interface com o barramento e o controlador de interrupções programável, APIC; isto é feito para permitir ao processador temporariamente sair do estado Parar se uma requisição importante vier do barramento externo do processador). Assim que o processador recebe um sinal de interrupção ele volta para o seu estado de operação normal, com o sinal de clock sendo reativado.
Como o sinal de clock é desativado em praticamente todas as unidades internas do processador, essas unidades também param de funcionar e consequentemente o consumo de energia do processador é reduzido.
O interessante é que nenhuma programação especial é necessária para o processador entrar no estado C1, já que a instrução HLT está presente desde o primeiro processador 8086. Antes do 486DX4 a instrução HLT era usada basicamente para parar o processador e fazer com que ele aguardasse por uma interrupção. Após este processador, os programadores puderam usar este modo para colocar o processador em um estado que consumisse menos energia.
Como mencionamos, o processador pode temporariamente deixar o estado Parar (C1) para tratar uma requisição importante proveniente do barramento externo do processador. Este recurso é chamado Estado “Clock Snoop”, Estado “HALT/Grant Snoop” ou simplemente Estado “Snoop” (literalmente “Bisbilhoteiro”) e durante sua duração o clock do processador é restaurado. Após o processador ter processado a requisição, ele volta automaticamente para o estado Parado (C1).
Todos os processadores Intel baseados no soquete LGA775 (Pentium 4 e Core 2 Duo, por exemplo) têm um estado Parar Avançado chamado “Enhanced Halt” (nome usado com os processadores Pentium 4) ou “Extended Halt” (“Parar Estendido”, nome usado com os processadores Core 2 Duo) ou simplesmente C1E, que também reduz a tensão de alimentação do processador além de desativar o clock interno do processador. Se este modo estiver habilitado no BIOS da placa-mãe o processador entrará neste modo em vez do tradicional modo Parado (C1) quando uma instrução HLT é executada. Caso contrário o processador continuará no modo padrão Parado.
O Core 2 Duo também introduziu o estado “Extended Halt/Stop Grant Snoop”, que permite ao processador temporariamente sair dos modos C1E ou C2E para responder a uma requisição importante proveniente do barramento externo, mas mantendo a tensão de alimentação do processador mais baixa em vez de restaurar a alimentação total do processador.
Preste atenção porque a AMD também usa o nome C1E para uma coisa completamente diferente. Em seus processadores Athlon X2 de 65 nm e Phenom o estado C1E funciona da mesma maneira que o estado C3, desativando todos os clocks do processador. O processador entra no estado C1E quando esta opção está habilitada no BIOS e todos os núcleos do processador entram no estado C1 (Parado) tradicional. Quando isto acontece, o processador automaticamente muda para este estado C1E de modo a economizar energia. A diferença entre os modos C1E da AMD e o C3 é basicamente como o processador entra no estado Sono (Sleep): enquanto no tradicional estado C3 o processador precisa ser colocado neste estado geralmente através de um comando dado pelo sistema operacional, no C1E o processador entra no estado Sono (Sleep) automaticamente quando todos os núcleos estão no estado Parado (C1).
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora