

Estado C4
Os modos C1, C2 e C3 lidam basicamente com o sinal de clock. Como no modo C3 todos os sinais de clock dentro do processador podem ser parados, não há outra maneira de economizar energia manipulando os sinais de clock do processador. O próximo passo na redução do consumo elétrico do processador quando ele está ocioso é reduzindo a sua tensão de alimentação. Como potência é diretamente proporcional a tensão (P = V x I) se reduzirmos a tensão de alimentação do processador também reduzimos a quantidade de potência desperdiçada.
O primeiro modo a implementar redução da tensão é o C4 ou Sono Mais Profundo, que foi primeiro implementado nos processadores Pentium M (parte integrante da plataforma Centrino), que é um processador voltado para o mercado de notebook, onde a economiza de energia é extremamente importante para aumentar a autonomia da bateria. Este modo também está disponível nos processadores Core Solo, Core Duo (a versão de dois núcleos do Pentium M), em todas as versões do Core 2 Duo para notebooks e nos modelos para desktop do Core 2 Duo começando “7” ou “8” (isto é, processadores de 45 nm). Este modo não está disponível nos processadores Core 2 Duo de 65 nm (modelos começando com “4” ou “6”). Este modo também está disponível nos processadores Turion 64 da AMD.
O estado Sono Mais Profundo é ativado a partir do estado Sono Profundo, ou seja, o processador precisa primeiro entrar no estado Sono Profundo (C3) e então ele pode reduzir sua tensão de alimentação interna. Nos processadores Core Duo isto é feito ativando um pino no processador chamado DPRSTP.
Só para você ter alguns exemplos reais de como o estado C4 pode economizar energia, vamos considerar o processador para notebooks Core 2 extreme X9100. No modo normal (C0) funcionando em seu clock máximo este processador tem um consumo máximo de corrente de 59 A, que cai para 12,2 A quando o processador está no estado C4, uma redução de 79,32% no consumo. Em um processador para notebooks Core 2 Duo T9400 ou T9600, que tem um consumo máximo de corrente de 47 A, o consumo máximo de corrente cai para 11,7 A quando o processador está no modo C4, uma redução de 75,11% no consumo.
O Core Solo, o Core Duo (a versão de dois núcleos do Pentium M voltado para o mercado de notebooks, codinome Yonah) e a versão de 45 nm do Core 2 Duo para notebooks (ou seja, modelos com começando com 8 ou 9 e o modelo 7350) têm um outro modo C4, chamado Sono Mais Profundo Aprimorado ou simplesmente C4E, que permite que a tensão de alimentação seja reduzida ainda mais após o cache de memória L2 ter sido desligado. Este modo não está disponível em outros processadores. Este modo também é chamado C5 por algumas pessoas, apesar de não ser o verdadeiro nome deste modo.
Vamos dar alguns exemplos de economiza de energia oferecido pelo o estado C4E. Primeiro vamos considerar o processador para notebook Core 2 Extreme X9100. No modo normal (C0) funcionando em seu clock máximo este processador tem um consumo máximo de corrente de 59 A, que cai para 11,7 A quando o processador está no estado C4E, uma redução de 80,17% no consumo. No processador para notebook Core 2 Duo T9400 ou T9600, que tem um consumo de corrente máximo de 47 A, o consumo de corrente cai para 10,5 A quando o processador está no modo C4E, uma redução de 77,66% no consumo.
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora