

Estado C2
O estado C2 também foi introduzido com o 486DX4, adicionando um pino extra ao processador chamado “STPCLK” (“Stop Clock” ou “Parar Clock”). Quando este pino é ativado, o sinal de clock do núcleo do processador é desativado.
Como você pode ver, o estado C2 é similar ao estado C1: ambos desativam o sinal de clock do núcleo do processador. A diferença entre eles é como o processador faz isto: o estado C1 é ativado por software (através de uma instrução “HLT”) enquanto o estado C2 é ativado por hardware (enviando um sinal para um pino do processador chamado “STPCLK”).
Assim como acontece quando o processador está no estado C1, o clock interno do processador não é completamente desativado quando o processador entra no estado C2: as unidades de interface com o barramento e APIC continuam sendo alimentadas com o clock interno do processador. Isto é feito para permitir ao processador temporariamente sair do estado C2 para cuidar de uma requisição importante proveniente do barramento externo do processador.
Como o sinal de clock é desativado em praticamente todas as unidades internas do processador, elas param de funcionar, fazendo com que o consumo de energia do processador seja menor.
Existem dois sub-modos para o estado C2: Conceder Parada (“Stop Grant”) e Parar Clock (“Stop Clock”). O modo Conceder Parada é obtido assim que o pino “STPCLK” é ativado. Como explicamos, neste modo o clock do núcleo do processador é parado, mas o chip gerador de clock (também conhecido como PLL, Phase-Locked Loop) ainda está ativo e gerando o clock de referência do barramento externo, ou seja, o clock externo do processador.
Os processadores 486DX4, Pentium, Pentium MMX, K5, K6, K6-2 e K6-III podem ir além e entrar em um sub-estado mais profundo chamado Parar Clock onde o chip gerador de clock pode ser desligado e consequentemente o sinal de clock externo também é desligado, economizando mais energia. Os atuais processadores não têm o modo Parar Clock dentro do estado C2, mas sim no estado Sono Profundo (C3).
Assim como o estado Parado (C1), o processador pode temporariamente deixar o estado Conceder Parada (C2) para tratar uma requisição importante proveniente do barramento externo do processador. Isto é chamado estado “Clock Snoop”, Estado “HALT/Grant Snoop” ou simplemente Estado “Snoop” (literalmente “Bisbilhoteiro”) e durante sua duração o clock do processador é restaurado. Após o processador ter processado a requisição, ele volta automaticamente para o estado Conceder Parada (C2).
Os processadores Core 2 Duo trouxeram um estado Conceder Parada Avançado ou C2E, que também reduz a tensão de alimentação do processador além de desativar o sinal de clock interno. Se este modo for habilitado no BIOS da placa-mãe o processador entrará neste modo em vez do tradicional modo Conceder Parada (C2) quando o pino STPCLK for ativado. Caso contrário o processador continuará a usar o modo Conceder Parada padrão.
Esses processadores também introduziram o estado “Extended Halt/Stop Grant Snoop”, que permite ao processador temporariamente sair dos modos C1E ou C2E para responder a uma requisição importante proveniente do barramento externo, mas mantendo a tensão de alimentação do processador mais baixa em vez de restaurar a alimentação total do processador.
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora