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Como aumentar a reputação do seu servidor de e-mail


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Como aumentar a reputação do seu servidor de e-mail

Feedback loop

Por fim, temos o feedback loop, que é um canal para os serviços de e-mail informarem a você quais mensagens você está enviando e que estão sendo marcadas como spam pelos destinatários. Tais relatórios devem ser verificados de forma que você configure seu banco de dados para que o destinatário que fez a reclamação não receba mais seus e-mails. Caso você continue enviando e-mails para usuários que já marcaram suas mensagens como spam, o serviço de e-mail diminuirá a reputação do seu domínio, e todas as suas mensagens passarão a ir diretamente para a pasta de Spam não só daquele usuário, mas provavelmente de todos os demais usuários daquele mesmo serviço.

Abaixo listamos os links para você se cadastrar no sistema de feedback loop dos principais serviços de e-mail. Após você efetuar o cadastro, eles encaminharão ao endereço de e-mail que você  indicar uma cópia dos e-mails recebidos e que os usuários deles marcaram como spam.

O Google não apresenta este tipo de sistema para o gmail, o que é uma pena. O máximo que é possível fazer é configurar o servidor de e-mail para adicionar um cabeçalho aos e-mails enviados para identificar campanhas ou tipos de e-mails, e você terá estatísticas, dentro do Gmail Postmaster Tools, de quantos e-mails dentro de uma campanha foram marcados como spam por usuários. Infelizmente, não é possível saber quais usuários especificamente reportaram, impedindo que a gente desative o envio de e-mails para eles.

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Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Eu já implementava o SPF nos meus servidores, mas não conhecia o DKIM. No meu caso implementei usando Ubuntu Server e Postfix. Realmente é um saco ter que ficar removendo o endereço IP destas listas de spam públicas. Mas como está cada vez mais difícil conseguir IP fixo válido, temos que nos sujeitar a isso. Uma coisa que não foi abordada e que é importante é o cadastro do DNS reverso no provedor. Obrigado pelo artigo. 

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