Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como aumentar a reputação do seu servidor de e-mail


         39.955 visualizações    Redes    4 comentários
Como aumentar a reputação do seu servidor de e-mail

Listas negras

Você deverá verificar se o seu servidor de e-mails não está presente em alguma lista negra. Servidores de e-mail podem ser configurados para utilizarem sistemas chamados DNSBL (DNS Black List) ou RBL (Real-time Black List), que consiste em verificar, no momento de recepção de um e-mail, se o endereço IP do servidor de origem está presente em uma lista negra. Um endereço IP vai parar em uma lista negra quando uma grande quantidade de e-mails sendo enviados por ele são reclamados como spam e é confirmado que tais mensagens são de fato mensagens comerciais não solicitadas.

Listas negras são um enorme problema para quem usa servidores de e-mail compartilhados, isto é, um mesmo servidor de e-mail é usado para vários domínios diferentes. Caso outro cliente da empresa de hospedagem que utilize o mesmo servidor enviar spam, o endereço IP deste servidor vai parar em uma lista negra e os e-mails do seu domínio, que não tem absolutamente nada a ver com o domínio do abusador, acabam sendo rejeitados. Por isto, ter um endereço IP único e exclusivo para o seu domínio para o envio de e-mails deve ser uma prioridade, caso você esteja preocupado como a entrega de seus e-mails.

Se você receber alguma mensagem de erro similar às apresentadas abaixo ao enviar e-mails para um determinado destinatário, significa que o endereço IP do seu servidor de e-mail está presente em uma lista negra:

blocked using Trend Micro Email Reputation Service. Please see http://www.mail-abuse.com/cgi-bin/lookup?ip address=<endereço IP>

<endereço IP> is blocked. For assistance forward this error to [email protected]

550 5.7.0 Blocked - see https://support.proofpoint.com/dnsbl-lookup.cgi?ip=<endereço IP>

Server IP <endereço IP> listed as abusive. See
550-http://spamauditor.org/best-practices/ip-reputation/ for more information.

Normalmente você consegue remover o seu endereço IP de listas negras simplesmente clicando no link apresentado na mensagem de erro e pedindo a exclusão. Mas é importante verificar se, de fato, você não enviou mensagens comerciais não solicitadas. Se não foi o caso, e você tem certeza que o problema está sendo causado por outro cliente da empresa de hospedagem usando o mesmo servidor de e-mail, então você deve entrar em contato com o suporte da empresa de hospedagem para que eles punam o cliente que está fazendo spam, pois ele está prejudicando os demais clientes da empresa. Aliás, o contrato de hospedagem de sites proíbe o envio de mensagens comerciais não solicitadas, portanto a empresa de hospedagem pode cancelar o contrato de clientes que praticam spam.

Verificando listas negras

Uma boa prática é, de tempos em tempos, verificar se o endereço IP do seu servidor de e-mail está presente em alguma lista negra. Existem alguns sites onde você entra um endereço IP ou domínio do servidor de e-mail e eles verficam se o seu servidor está ou não presente nas principais listas negras existentes. Um bom site deste tipo é o http://www.anti-abuse.org/multi-rbl-check/. Uma boa prática é executar este teste de tempos em tempos.

  • Curtir 2
  • Amei 1

Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Eu já implementava o SPF nos meus servidores, mas não conhecia o DKIM. No meu caso implementei usando Ubuntu Server e Postfix. Realmente é um saco ter que ficar removendo o endereço IP destas listas de spam públicas. Mas como está cada vez mais difícil conseguir IP fixo válido, temos que nos sujeitar a isso. Uma coisa que não foi abordada e que é importante é o cadastro do DNS reverso no provedor. Obrigado pelo artigo. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!