

Configurando o Roteador – O Básico
A primeira coisa que você precisa saber é o endereço IP do seu roteador para ter acesso às suas opções de configuração. Esta informação está escrita em seu manual. Geralmente os endereços IP utilizado são 192.168.0.1, 192.168.1.1 ou 10.0.0.1. Carregue o seu navegador de Internet e abra http://[endereço IP aqui]. O endereço IP do roteador usado em nossos exemplo era 192.168.1.1, então tivemos que abrir http://192.168.1.1. Claro que você precisa alterar isto de acordo com o endereço IP usado pelo seu roteador.
Todas opções de configurações variam de acordo com o modelo do roteador. Por isso, talvez você não encontre opções que estão descritas aqui com o mesmo nome, mas elas existirão, já que estamos falando apenas das opções básicas.
Geralmente a primeira página de configuração pede para você escolher entre a instalação rápida e a instalação avançada. Apesar da instalação rápida ser a melhor maneira para configurar sua rede em menos de cinco minutos, a primeira configuração você deve fazer é dentro da instalação avançada: configurar uma senha para seu roteador.
Figura 11: Tela de configuração inicial do roteador.
Como você pode ver, a tela de configuração do seu roteador é acessada de qualquer computador na sua rede. Apesar disto não ser uma preocupação em redes pequenas, a tela de configuração do roteador pode ser acessada de qualquer computador localizado na Internet. Por exemplo, digamos que o seu endereço IP verdadeiro seja 69.69.69.69 (o endereço IP que seu provedor atribuiu para seu modem). Qualquer computador na Internet pode acessar as configurações do seu roteador simplesmente abrindo um navegador de Internet e digitando http://69.69.69.69. Este recurso pode ser desabilitado em alguns roteadores. No entanto, este é um recurso muito interessante, pois você pode reparar ou reconfigurar sua rede do escritório ou de casa de qualquer computador no mundo. Fica ao seu critério habilitar ou desabilitar este recurso, dependendo se você for usá-lo ou não.
Figura 12: Configurando a senha do administrador.
Em nosso roteador esta configuração é feita em Advanced Setup, System, Admistrador Settings. Nesta tela você pode tanto configurar a senha do administrador quanto pode escolher se deseja habilitar o gerenciamento remoto. Em nosso roteador o gerenciamento remoto estava desativado. Poderíamos ter ativado e definido apenas um endereço IP (por exemplo, o endereço IP de nosso computador de casa) para ter acesso ao roteador, fazendo assim com que outros computadores não fossem capazes de acessar a tela de controle do roteador remotamente. Além disso, você pode especificar uma porta de acesso. Usando o roteador da Figura 12, não poderíamos acessá-lo usando http//69.69.69.69, precisaríamos abrir como http://69.69.69.69:8080. Esta é a maneira mais simples de evitar que aspirantes a hacker abram a tela de configuração de seu roteador a partir de seus computadores (hackers sérios sabem que a porta 8080 é geralmente usada e podem também usar um detector de portas para ver quais portas estão abertas no roteador).
Clique em Apply para que as alterações sejam efetivadas.
Após esta breve e importante explicação de segurança, vamos para as configurações básica do roteador.
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora