
Uma Rede Simples (Um Único Barramento)
Vamos iniciar por uma rede simples, que consiste em um único barramento Ethernet. Esta rede contém um único servidor, que desempenha todas as funções de servidor da rede, e 15 estações, que receberão os endereços IP manualmente. Os parâmetros gerais de nossa rede são:
Então vamos separar os endereços de host em três faixas: uma para os servidores (IP fixo), uma para as estações configuradas via DHCP e outra para as estações e outros dispositivos que necessitem de um endereço IP pré-fixado. Nossas faixas serão:
E os enderços IP dos computadoes, segundo a Figura 1, são:
e assim por diante, até o M15: 172.16.1.215
Como não temos um servidor DNS nesta rede, cada estação deve ter um arquivo de hosts para que o servidor Web possa ser localizado. O nome e diretório do arquivo de hosts varia de plataforma para plataforma, mas o seu conteúdo será:
127.0.0.1 localhost 172.16.1.10 www
Observe o nome "localhost", que é padrão para o loopback do TCP/IP (vide primeiro tutorial sobre TCP/IP, tópico "Como Testar uma Rede TCP/IP").
Respostas recomendadas
Não há comentários para mostrar.
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora