Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste do Cooler Zalman LQ320


     20.532 visualizações    Refrigeração    13 comentários
Teste do Cooler Zalman LQ320

Como Testamos

Nós testamos o cooler com um processador Core i5-2500K (quatro núcleos, 3,3 GHz), que é um processador soquete LGA1155 com TDP de 95 W. Para alcançar uma dissipação térmica ainda maior, nós fizemos um overclock para 4,0 GHz (clock base de 100 MHz e multiplicador x40), com tensão do núcleo (Vcore) de 1,30 V. Nós conseguimos colocar esse processador rodando a 4,8 GHz com a tensão original, mas o processador entrava em modo de proteção térmica quando montado com coolers médios, reduzindo o clock e, consequentemente, a dissipação térmica. Isso interferiria com as medições de temperatura, de forma que optamos por manter um overclock moderado.

Nós medimos ruído e temperatura com o processador a plena carga. Para atingir 100% de utilização em todos os núcleos, nós rodamos o Prime 95 25.11 (nessa versão, o programa usa todos os núcleos disponíveis) no modo “In-place Large FFTs”.

Nós comparamos o cooler com outros coolers já testamos. Note que os resultados não podem ser comparados com as medições efetuadas com configurações de hardware diferentes, então tivemos de retestar alguns coolers antigos com essa nova metodologia. Isso significa que você pode encontrar em testes mais antigos valores diferentes dos que você verá na próxima página. Cada cooler foi testado com a pasta térmica que veio com ele.

A temperatura ambiente foi medida com um termômetro digital. A temperatura do núcleo foi lida com o programa SpeedFan (através dos sensores térmicos do próprio processador), usando uma média aritmética das temperaturas dos quatro núcleos.

Durante os testes, os painéis laterais do computador estavam fechados. As ventoinhas frontal e traseira estavam ligadas na velocidade mínima de forma a simular o uso “normal” do cooler em um gabinete bem ventilado. Nós assumimos que essa é a configuração comum usada por um usuário entusiasta ou que faz overclock.

O nível de pressão sonora foi medido com um decibelímetro digital, posicionado próximo à abertura superior do gabinete. Essa medida serve apenas para fins de comparação, porque uma medida precisa de nível de pressão sonora deve ser feita em uma câmara acusticamente isolada sem outras fontes de ruído e com paredes anti-eco, da qual nós não dispomos.

Configuração de Hardware

Configuração do Sistema Operacional

  • Windows 7 Home Premium 64 bit SP1

Software Usado

Margem de Erro

Nós adotamos uma margem de erro de 2°C, o que significa que diferenças de temperatura abaixo de 2°C são consideradas irrelevantes.


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Infelizmente a metodologia do Clube do Hardware não é boa para testar coolers de alto desempenho, já que só testam um processador com TDP de 95 watts em 4.0 GHz. Antes de me crucificarem dizendo que eu estou falando besteira, basta ver em qualquer review como o desempenho de coolers muda de figura quando a carga de calor aumenta. Sò um pequeno exemplo:

http://www.techpowerup.com/reviews/Corsair/H90/6.html

Caso analisássemos apenas o teste com o 3960x em stock (que já tem um TDP de 130 watts), o H90 seria uma péssima opção, sendo 1 grau mais quente que um NH-C14. Ao olhar a tabela com o overclock mais pesado, vejam que o H90 foi 15 graus mais frio que o NH-C14 e que a diferença do potencial de refrigeração de todos os coolers ficou bem mais evidente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não há nenhum motivo físico para um cooler ser melhor do que outro com um certo TDP e pior com outra potência. O desempenho de um cooler não depende do TDP.

Os dados desse teste parecem mais causados por problemas de metodologia, como por exemplo não manter a rotação constante nas ventoinhas, o que poderia causar esse tipo de disparidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O teste que eu postei foi só um exemplo, existem vários que mostram esse comportamento.

Um dos fatores que pode causar isso é o TDP máximo para qual o cooler é projetado. Dessa forma, ao se testar uma carga maior que aquela para qual o cooler foi projetado, seu desempenho será prejudicado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O problema de testarmos os coolers com um TDP mais alto é que daí coolers mais básicos não poderiam ser incluídos. Nos nossos testes preliminares com a atual máquina de testes, conseguimos ir bem mais longe no overclock, mas tivemos de reduzir (inclusive com certo undervolt) para que, com coolers mais básicos, o processador não entrasse em throttle (quando reduz o clock automaticamente por conta de temperatura acima do limite).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Não teria como deixarem tabelas com vários níveis de overclock? Ou não foi feito assim desde o início por uma questão de tempo?

Também por uma questão de tempo, pois com testes mais exaustivos publicaríamos menos testes.

Mas também porque esse tipo de teste não faria diferença se forem mantidas todas as outras variáveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Donel Bueno tocou em um ponto importante, acredito que usando esse tipo de metodologia para poder entrar "todo mundo" nos testes acaba não explorando o suposto potencial dos sistemas top e passando a impressão que é pura enganação e dinheiro jogado fora.

Nesse caso do modelo LQ320 é perceptível que sua área de dissipação é superior ao LQ315, o problema talvez seja que a temperatura dissipada tenha sido insuficiente para "saturar" o LQ315 que ainda continuou com folga e empatou com o LQ320.

Também entendi o ponto de vista do Rafael Coelho, se o LQ320 é maior deveria baixar um pouco mais a temperatura frente ao LQ315, mas já vi esse empate desaparecer em temperaturas superiores.

Não seria possível quando der esse tipo de "empate técnico" na mesma família usar o over que mencionou em 4,8GHz ou mais para ver se muda alguma coisa?

Um AMD não forçaria mais os testes por serem mais beberrões e esquentadinhos?

No mais agradecido pelos inúmeros testes :)

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saíram alguns reviews do H110:

http://www.kitguru.net/components/cpu/henry-butt/corsair-hydro-h110-review/

http://www.kitguru.net/components/cooling/henry-butt/corsair-hydro-h90-and-h110-with-i7-3930k-review/

http://www.guru3d.com/articles_pages/corsair_h110_review,1.html

Desempenho de H100i em modo máximo e o mesmo ruído do H100i em modo balanceado, parece uma melhor escolha, não tão cheio de fírulas mas como um bom desempenho (parte que interessa realmente). Perde para o NZXT Kraken X60 em desempenho, mas fazendo muito menos barulho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!